Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Foi mal? Comprei tartartuga carey!

Olha a minha cara de preocupação AHAHAHAHAHAHAHAH
A linda TARTARUGA CAREY ou PENTE
Em recente viagem à América Central (2014) achei, entre algumas barriquinhas de produtos feitos lá, na cidade de CATARINA dentro da RESERVA DA LAGUNA DE APOYO e comprei (desconhecendo uma proibição  da venda): pulseiras, anel, brinco e um colar feitos da tartaruga CAREY (14 dólares o conjunto e 3 dólares cada pulseira total 21 dólares com desconto).

eu faço votos de que realmente esse cartaz seja verdadeiro!



Perguntei ao professor de educação física  que usava um relógio igual a esse da foto sobre as tartarugas
eu nem sabia de qual tipo era, depois que comprei conversando com um nativo que portava um relógio de pulseira de tartaruga chinesa (por isso puxei o papo ele) me falou: vc comprou um material da t. carey que agora tá proibido agora aqui no país.

ANTES, COMO ACONTECEU
Eu não sou uma inocente, uma vítima, nem uma filha da puta que compra coisa proibida ou é contra a Natureza eu sou apenas uma pessoa que GOSTA DE TARTARUGA E QUERIA TÊ-LAS BEM PERTO POR ACHAR BONITO!

NÃO ME ARREPENDO NÃO E COMPRARIA DE NOVO SE ESTIVESSE SENDO VENDIDO E EU TIVESSE NO MOMENTO DE COMPRAR NO PIQUE!

Eu comprei desconhecendo que estão em extinção e agora, proibidas.

leia mais aqui:  Campanhas tortugas carey

Será que sou eu quem tem que saber antes disso, ou.... quem permite vender nos mercados na boa?

Não havia informação, gente!!!!!
Eu lí isso (da legislação)num guia que comprei qdo estava indo embora no mesmo aeroporto onde VENDIA brincos de tartaruga carey!

No guia tava escrito que lá tinha 7 tipos de tartaruga e todos os outros animais nativos, que era proibido pela legislação levar pulseiras de tartaruga (rsrs) eu tinha  comprado tudo e nem tinha lido o guia ainda.


A primeira compra lá>
MICO rsrs
Eu perguntei pra senhora da barraca: mas eu tô comprando algo chinês ou é daqui? (como é o meu habitual em toda compra)  ela falou não, é daqui mesmo, eu falei daqui onde? ela falou: da praia...

Eu não atinei que pudesse ser (estou sendo sincera) de tartarugas que foram acuadas, mortas COM O ÚNICO FIM DE SE TIRAR O SEU CASCO, na minha cabeça o que se passava era que elas tinham morrido de morte natural e pegaram o casco pra fazer. Se foi isso ou não nunca saberemos só se houver uma investigação "in loco", ou pra quem tem clarividência ( que não é o meu caso).

Não bastasse isso depois eu pensei bem e falei: preciso achar mais para comprar pra minha mãe que ela vai gostar!


Mercado Municipal Antigo Masaya de Artesanato
Em outro local ( no ótimo Mercado Masaya, artesanato típico  da Nicarágua) encontrei mais.  Comprei pra minha mãe duas pulseiras grandes e largas de casco de tartaruga, ao mostrar pra minha amiga querida que mora lá, percebí que ela gostou, dai eu falei: vc quer uma de presente? Ela disse sim, daí como as daquela banca tinham acabado percorremos o mercado em busca de outras.
MERCADO MASAYA

Encontramos uma linda era um BRACELETE de tartaruga, comprei e dei, ela colocou na hora mesmo em seu pulso!



UMA HONRA
Minha amiga usa normalmente um colar de ouro com diamantes ( o conjunto com pulseira, anel e colar porque no país dela, ela pode usar), ela me disse: USAREI PARA SEMPRE ESSE BRACELETE DE TARTARUGA ASSIM COMO MINHAS JÓIAS DE DIAMANTE!

O que estou dizendo com isso? que é uma jóia mesmo. Agora hoje de manhã acordei com alguém me falando que eu tinha comprado isso e tal, por isso escrevo também como uma maneira de RELATIVIZAR E QUESTIONAR abrindo um sério debate!!! Será que o problema é a caça pra fazer jóias, bijous e tudo mais, ou pegam as tartarugas pra outra coisa?

é proibido ou não é???

Eu não sou obrigada a saber, gente!! 

Eu gosto de tartaruga e foi por isso que eu comprei, aliás onde eu tava é meio mania tem toalhas com surfistas e tartarugas (todo mundo gosta).No aeroporto vendia nas barraquinhas/stands brincos de tartaruga, pulseiras não.
A PRIMEIRA VEZ QUE COMPREI FOI NO BRASIL EM SALVADOR, BAHIA ano 1988. MERCADO MODELO
Naquela época nem havia o PROJETO TAMAR (AQUI) tão amado inclusive por mim no Brasil (hoje eu conheço pessoalmente o de Praia do Forte, Bahia e o de Ubatuba SP), eu era uma estudante de faculdade e fomos em excursão de ônibus da universidade pra Bahia (Salvador). No mercado fuçando tudo achei um lindo brinco era diferente eu perguntei: esse brinco aqui do que é feito? O moço falou> esse é de tartaruga, um dos últimos que tão sendo vendidos aqui na Bahia, porque vai ser proibido. Eu pensei com meus botões: se é um dos últimos e vai ser proibido eu devo levar ou não? Eu era uma adolescente de 20 anos...naquele momento eu senti uma angústia profunda vinda do conflito compro/não compro e de toda a matança de tartarugas, pensei: LEVO, E SE ESTIVER COMETENDO ALGO ERRADO QUE DEUS ME PERDÔE!

Comprei e tenho até hoje o par de brincos mas não uso (ele tá conservadíssimo) uma parte deles que pode ser substituída  eu joguei fora eram os palitos * o modelo do brinco era indígena* - dois minúsculos palitos de tartaruga pra segurar o brinco na orelha- prefiro de brinco normal ou côco.

NO BRASIL 2014 Lembrei depois, a gente encontra tudo da tartaruga pente (carey) na rua 25 de março ( há artigos dela numa vitrine na ladeira porto geral, aquelas vitrines dos prédios).


Agora ele tem irmãos, irmãs, uma família ...rsrs e vindos de outro país. E isso é tudo. Ah, a minha mãe gostou muito das duas pulseiras dela e vai usar !

DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO : vida longa a TODAS AS TARTARUGAS CAREY E NÃO - CAREY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.