Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Peru e seu valores

PACHAMAMA (aqui)
Na cultura andina tradicional, não há imagens da Pachamama

Valores & Bolores

1º de agosto é o dia da Pacha Mama. Nesse dia, enterra-se, em um lugar próximo da casa, uma panela de barro com comida cozida. Também se põe cocayictaálcoolvinhocigarros e chicha para alimentar Pacha Mama. Nesse mesmo dia deve-se por cordões de fio branco e preto, confeccionados com lã de lhama, enrolando-os à esquerda. Esses cordões se atam nos tornozelos, nos pulsos e no pescoço.  Fonte: Wiki aqui

Lendo anteontem uma reportagem sobre o Peru eu fiquei com mais vontade de ir, um ótimo artigo da jornalista Ariadne Gattolini, do JJ Regional o Jornal de Jundiaí, que pode ser lido na íntegra aqui.

"Eles nunca foram realmente conquistados. E é por essa razão é que vemos em todas as lojas e ruas o culto à  Pachamama (entidade que representa a Mãe Terra).  A sua veneração tem ajudado ao povo inca a ter um vale fértil, repleto de frutos e abundância. Em um Peru que já fez o dever de casa, com a reforma agrária, escola e saúde públicas, há dignidade por todos os lados. Sem miséria, sem pedintes e sem consumo de drogas. Alimentos naturais, casas de frutas, comida leve e saborosa. . "  

A coisa que mais gostei: eles fazem o culto à PACHAMAMA (MÃE TERRA) e isso é sagrado e sempre foi!

TRECHOS DO ARTIGO
"Sua alma não será mais a mesma depois de visitar o Peru. No ar, a magia inca, as celebrações pré-cristãs, o quéchua (língua utilizada antes da chegada dos espanhóis) pelas esquinas, o sagrado e o profano convivendo lado a lado. Uma mistura que se sintetizou em uma cultura rica, plena de amorosidade e generosidade. Mas, tenha certeza. Nem mesmo os conquistadores espanhóis e a Igreja Católica conseguiram exterminar a determinação andina."

E ela conclue dessa maneira

"No aeroporto, olhando para uma Cusco que amanhecia, chorei. Os valores culturais daquele povo me recordaram de como nos tornamos uma sociedade capitalista e doente. No esquecimento da Mãe Terra, o rompimento do vínculo com o sagrado."

DOS VALORES O BRASIL FICA COM OS BOLORES


A minha indicação de óleo essencial para sair do marasmo e limpar esse astral horrível: olíbano (em incenso mesmo queimando em cima do carvão ou gotas do óleo essencial na água no borrifador ou difusor), é o aroma que DESINFETA A ALMA, pra quem tem grana o óleo essencial *custa mega caro*, para quem não tá tão bem, compra as pedrinhas em lojas árabes e põe no carvão.
a marca que eu mais gosto é essa LBS

MAS ANTES UMA LIMPEZA NO AMBIENTE SE FAZ NECESSÁRIA E NO CORPO ATRAVÉS DA AMÔNIA EM ÁGUA. A que eu mais gosto no mercado é dessa marca da foto. É ALGO SUPER BARATO E QUE TRAZ UM GANHO ENORME, A RECEITA ESTÁ AQUI, em geral 2 tampas num balde com água para a limpeza da casa e também para banho (do pescoço pra baixo).

PRIPRIOCA DA NATURA PODE MUDAR TUDO
DICA NACIONAL> DO BRASIL RECOMENDO O USO DE PRIPRIOCA O SEU AROMA É FANTÁSTICO não só eliminando a negatividade ao redor mas tocando o coração das pessoas em volta para a superioridade mental (ele transforma o INFERIOR) eu amo esse aroma, é uma pena que a NATURA está mudando a colônia dela para algo mais floral e menos raiz.Mas esse perfume talvez volte num outro ciclo de vendas, eu espero! Antes da deo colônia havia o creme para o corpo (polpa de priprioca), que era sem dúvida alguma "um grande achado" em termos de perfume e poder de alterar as energias vibracionais em volta. Como muita coisa que é boa demais, saiu de linha.
uma grande ajuda que perdemos na luta pela alto-astral
Dicas populares brasileiras: incensar com café, incensar com açucar, incensar com ervas secas (você pega um pedaço por exemplo de manjericão ou alecrim, capim-limão) deixa secar ao sol por 2 dias e depois põe em cima do carvão incandescente.

Outros que ajudam: VETIVER (já citado aqui no blog o óleo da tranquilidade, de preferência da marca Neal's Yard) que elimina a NEGATIVIDADE transformando-a, e/ou YLANG-YLANG promove  um upgrade da energia atraindo as melhores coisas!

Eu não sou careta nem quero ser, mas vocês meus queridos leitores hão de convir, que hoje a violência é o que mais se ouve, se vê no Brasil, ninguém dá mole pra bondade, para amor, e a gentileza, é coisa de "velho" o bonito é ser perverso. 
Eu creio que o Brasil lida muito mal com a sua própria sombra, é um país onde muita gente ainda está na primitividade das projeções  *projetar os seus conteúdos não-aceitos nas outras pessoas e não buscar integrá-los na sua própria personalidade, é cômodo, fácil...e a pessoa não tem compromisso com o seu próprio aprimoramento* ! Saiba mais aqui


FATORES QUE CONTRIBUEM TAMBÉM ( o nosso contexto atual) > A extrema competitividade herdada de outras culturas e típica do próprio CAPITALISMO SELVAGEM (juros impagáveis, cultura inflacionária, porcentagens fantasiosas)  como temos no país, é muito triste tudo isso,  A DITADURA ECONÔMICA imposta ao povo brasileiro pelo governo que não rompeu acordos como cumprir o tal "neoliberalismo" nada a ver com a nossa cultura de raiz. O número assombroso de funcionários fantasmas pagos pelos governos municipais, federais e estaduais  para não fazerem nada, e sim manter tudo como está.

Bem, quem sabe tudo isso seja parte do ciclo final da KALI YOGA, IDADE DE FERRO onde os valores estão invertidos, e  até desejável pelos deuses/as, pois é em tempos difíceis e no meio da lama que nasce a lótus!

Apesar de tudo isso há gente que trabalha de verdade

Então não é à toa mesmo que a Planta de La Vida ( a CURA TUDO aqui) é reconhecida amplamente no Peru... nós tivemos a sorte de tê-la também, muito provavelmente pelo fato de o Brasil ser o país da oportunidade espiritual, aqui há um grande dharma!!! Quem sabe um dia seremos tão ricos quanto os peruanos, não? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.