Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aromaterapia e "TDAH" e "DDA"

Vetiver o óleo de tranquilidade e muito mais!
Site > aqui
Sim, funciona!
 *para se ter muito mais foco, clareza mental, menos ansiedade, serenidade no emocional, e ainda vai nos curando de traumas! 
* atua no plexo solar e chackra básico, trazendo a pessoa para a sensação de chão, de pés no chão (aumenta o contato com a realidade prática).
*pode se usar para um momento com gotas num borrifador com água e (opcional) álcool de cereais
*  pode ser usado num difusor (gosto dessa maneira) com água morna em cima, vela embaixo e cerca de 8 a 10 gotas dependendo do tamanho do difusor
* ou na argola de cerâmica  do abajour. Recomendo!

As pesquisas recentes vêm comprovando o que a sabedoria milenar já sabia e o que a nossa prática também indica: o vetiver é o óleo mais acertado para tratamento de distúrbios como o TDAH Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e o DDA (distúrbio de déficit de atenção) , e se acrescenta aí agora o autismo ( um estudo nos USA faz uma relação entre problemas gastrointestinais e autismo e o uso do vetiver), esse estudo trabalhou com a aplicação ou ingestão de uma dieta com uma enzima e os óleos essenciais de cedro, lavanda e vetiver, em forma de inalação.
O resultado da inalação do óleo de vetiver (como já era de se esperar...) foi muito positivo, e  muito eficaz no tratamento!
Ele atua é bom que se diga, limpando toda a área emocional (ligada ao estômago e plexo solar) e também na área ligada ao chackra básico *centro de energia básico* o que nos deixa mais seguros, e mais conectados à realidade prática. 

Isso é muito importante no momento em que a mídia dá grande visibilidade (e com razão) ao alerta de entidades  como o Conselho Federal de Psicologia para a questão da super medicalização das crianças e adolescentes (veja Campanha Nao a Medicalizacao da Vida )diagnosticadas com o "dda" e Tdha" e ao uso de medicamentos que  atuam também como anfetaminas como o Concerta e Ritalina veja aqui, e são psicoestimulantes, mesmo que em determinados casos atuem como um "freio" na ansiedade e falta de foco, o seu uso vem sendo indiscriminado.
O resultado dessa pesquisa feita nos Estados Unidos em pacientes entre 5 e 31 anos com autismo,distúrbio de déficit de atenção e transtorno de atenção e hiperatividade (veja aqui ), e que utilizou os óleos de lavanda, cedro e vetiver
 foi que com o óleo de vetiver o  desempenho do cérebro melhorou 100%, estamos falando aí também em  capacidade de focar e da clareza mental características desse aroma em forma de óleo   !
A nossa experiência com o óleo essencial de vetiver
Há alguns anos eu comprei o óleo da Neal's Yard (marca inglesa) eu considero das melhores do mundo, pelo menos de todas as que eu provei até agora (há marcas alemãs orgânicas também muito boas).  A principal característica desse óleo ( retirado da raiz do vetiver quando a mesma está com alguns anos, não se deve extrair o óleo da planta nova) é que ele é VISCOSO, GROSSO E MARROM ESCURO, e cheira muito bem. Quando esse óleo é extraído da raiz nova o aroma é diferente, nem tem comparação.
Me apaixonei pelos efeitos, e recomendo fortemente nesses tempos acelerados em que vivemos.
Naquela época, fui me informar sobre seus usos em tribos da India e Asia, e me surpreendí de modo entusiástico, tanto que escreví um livro  onde dediquei um capítulo inteiro ao Vetiver ( ainda não publicado).

No Brasil, não encontrei ainda nenhuma marca que venda o vetiver de primeira linha, infelizmente.
Isso não é tudo, eu quero lembrar que o óleo de vetiver é dos meus queridinhos pois é um óleo que atua (através da borrifação em ambiente, ou difusor) diminuindo a ansiedade, como terapia coadjuvante no caso de traumas, e ainda traz conforto limpando energeticamente a área do plexo solar (estômago) e de fato trazendo para a pessoa que o usa o reequilíbrio emocional  imediato.Ele ativa a clareza mental.
É o meu óleo preferido, e suas indicações não param por aí. 
capim vetiver> o óleo deve ser extraído depois de um tempo mínimo de  3 a 4 anos da planta, para ser um óleo de primeira linha
..."Para quem tem o diagnóstico dda,  tdah e autismo, a estimulação da região límbica do cérebro pode ajudar a tratar estas desordens. Os aromas de óleos essenciais terapêuticos têm uma poderosa capacidade de estimular esta parte do cérebro, já que o sentido do olfato é ligado diretamente a centros emocionais e hormonais da mente. Como resultado, o aroma de um óleo essencial tem o potencial para exercer uma poderosa influência sobre ADD / ADHD e autismo.
Os óleos foram administrados desta forma: um óleo foi administrado por inalação, três vezes por dia durante 30 dias. Um dispositivo de inalação foi também usado durante a noite para administrar uma inalação contínua de óleo. 

A inalação dos óleos provou para alterar as ondas cerebrais das crianças de volta para os padrões normais e melhoraram seu desempenho escolar e padrões de comportamento."
Dr. Terry Friedmann, M.D.

Sugestão de modo prático de usar
argola onde o óleo pode ser pingado puro
OBS: uma maneira legal de usar o óleo é colocar algumas gotas dele puro 2 a 4 gotas de óleos essenciais a uma argola de cerâmica (aqui) e colocar essa argola encaixada no abajour onde a pessoa fica ou vai dormir. Depois de cerca de uma hora quando o aroma já estiver espalhado no ambiente você pode refazer.

A pesquisa/estudo será publicada no  Jornal da Associação Médica Americana, como está no blog> healwithessentialoil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.