Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O vapor tóxico da Naftalina


Leve  brisa tóxica, infelizmente
Pessoal  num dos posts anteriores eu abordei a minha entrada na nova casa e ter me deparado com uma pequena mas persistente intoxicação à presença de naftalina, descoberta no final da tarde, dentro do armário, sim a naftalina mata traças, ou repele, e não tanto as baratas, mas ela exala um vapor tóxico, eu sinceramente não suporto.


Sintomas da intoxicação por naftalina: Fortes dores de cabeça, confusão mental, lesões no fígado e nos rins, irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório.


 A Naftalina, de fórmula molecular C10H8, é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas. Traças e baratas são repelidas pelo vapor que esta substância exala, sendo assim, as roupas guardadas próximas à naftalina ficam protegidas do ataque destas pragas.


Características químicas e físicas da naftalina

A estrutura química da naftalina é formada por dois anéis benzênicos, o que dá a esta substância a classificação de composto aromático.
O princípio ativo da naftalina é explicado por uma característica física bem interessante: a sublimação, esta se define como a passagem do estado sólido para o gasoso de forma direta (sem passar pelo líquido). Uma vez sublimada, a naftalina se apresenta no estado de vapor tóxico para os micro-organismos indesejáveis.
Mas será que esses vapores são tóxicos apenas para insetos? Infelizmente não, o homem também fica exposto ao risco ao inalar tal substância. Esta é uma das justificativas para o porquê de a naftalina não ser atualmente a melhor opção para o controle de pragas.


Algumas dicas são úteis quanto ao uso da Naftalina:
- Não retire as bolinhas de naftalina de dentro da embalagem que as comporta. Desta forma os vapores tóxicos ficam em parte retidos e apenas insetos serão afetados com a quantidade mínima exalada.
- Não utilize o produto em roupas para crianças, pois elas são mais suscetíveis à intoxicação.





2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber o que fazer para me prevenir de problemas respiratório por inalar naftalina, para me livrar de odor de mofo que estava forte no meu quarto, coloquei algumas pedrinhas sem embalagem em baixo da minha cama, que e estilo bau, e tem alguns pertence em baixo tb como livros roupas etc, e quando acordo pela manha estou com tosse e dor de cabeça todos os dias, não sabia que fazia mal a saúde, agora vou retirar, minha dúvida e será que causou algum dano na minha saúde?
    Por favor, pode me orientar ?
    Obrigada Lia
    email: daslia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Lia>
    Minhas dicas para você
    Sobre a naftalina: joga fora os tabletes que vc tinha, e abre alguma janela no quarto, tem?

    AMÕNIA PURA LIQUIDA NAUN EH AMONIACO EH AMONIA.

    senão limpe com amônia pura (custa 0,70 na farmacia) colocando duas tampinhas de amonia pura no balde com água, e imergindo um pano de chaõ nessa água.

    Depois de limpar o quarto passa esse pano umido com essa amonia em tudo até em janelas e portas isso vai alterar a vibração energetica do quarto ´para melhor.

    CEBOLAS INTEIRAS

    Posteriormente te sugiro colocar nesse bauzinho discretamente nessa gaveta ou até embaixo umas 3 ou 4 cebolas inteiras, e trocara a cada 3 meses, veja no anexo o por quê (LEIA O ANEXO no e-mail que te enviei)

    Outra dica PRECIOSA>

    CARVÃO VEGETAL coloque nos cantos discretamente embaixo da cama e tudo mais, eles vão chupar todo o cheiro do mofo e mais> chupar e matar os fungos que causam o mofo.

    huhauahuahuahuhauhahuauha

    fica com Deus e boa sorte,

    beijinhos,

    Dani68

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.