Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tartarugas sagradas : Vietnã + Brasil

Tartarugas & Sagrado
Elas estão nas praias, na mídia!
Elas estão pedindo SO-COR-RO!!

Pessoal, ontem eu estava procurando fotos na net, de mar, tartarugas marinhas, enfim, e não é que eu encontro algumas  coisas que me chamaram muito a atenção e quero postar hoje:

Local: Santos, interior de São Paulo
Quando: 21 de março de 2011

Tartaruga rara pesando 400 kilos e que irá ficar no aquário de Santos até se reestabelecer e poder voltar para  o mar.
Fonte: O Globo

"Uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), ameaçada de extinção, foi encontrada num lugar bem improvável nos dias de hoje (até em função do alto índice de ocupação urbana nos arredores): a Ponta da Praia, em Santos, no litoral Sul de São Paulo. Rara, pesava 400 quilos.  
Segundo os biólogos que trabalharam na operação de resgate, o animal tem entre 60 e 90 anos de idade e mede 1,80 metro. Mas detalhe importante: pode viver até 300 anos. A tartaruga foi encontrada por pescadores, que a levaram até a praia.  
Depois dos primeiros cuidados, foi transferida para o Aquário Municipal de Santos, onde deve se recuperar. Ela ficará isolada em um tanque com 2 mil litros de água salgada, por um período de aproximadamente dez dias. Depois, deverá ser devolvida à natureza". 
Abril de 2009
Em abril de 2009, então há exatos 2 anos, uma tartaruga de quase 200 kilos encalhou numa praia da Bahia, e foi encontrada por uma turista.Era uma "tartaruga verde".

Como na Bahia (pôxa isso é que é radar...rs) pois lá há vários projetos e ongs que cuidam  exatamente de tartarugas, eles a socorreram, e examinaram...ela não conseguia mais se mover, nem mergulhar, pois estava com gases, sim! Gases, os animais também tem, e pode ter sido provocado pela ingestão de algo de isopor que estava no mar ou de plástico!!

Ela foi medicada, transferida para o Espírito Santo, e depois pelo que está na net, colocada de novo no mar. Não sem antes tomar anti-bióticos para evitar uma infecção.

Fonte: O Globo

SALVADOR |03.04.2009 - 23H01

Tartaruga de quase 200 quilos solta gases e volta ao mar em Prado

Redação CORREIO | Foto: Divulgação/Paolo Botticelli/PAT Ecosmar
espécie: Tartaruga Verde, 200 kilos. Bahia, Brasil.
Uma tartaruga de quase 200 quilos, resgatada após ficar encalhada no último dia 20, na praia de Guaratiba, em Prado (a 812 km de Salvador) foi ao mar nesta sexta (3) após soltar os gases que a impediam de mergulhar. De acordo com a equipe da ONG Projeto Amiga Tartaruga (PAT) Ecosmar, o animal ficou em observação para a retirada de isopor ou boia marítima, que ela pode ter ingerido em águas sujas.

O animal recebeu os primeiros cuidados veterinários em Porto Seguro. Ela foi transferida para a unidade do Tamar/Comboios, no Espírito Santo, onde existe uma estrutura mais adequada para tartarugas marinhas de grande porte. O resultado da análise de sangue mostrou que o animal não apresentava doenças ou infecções.

Após a chegada em Comboios, a tartaruga marinha conseguiu expelir o que estava obstruindo o trato gastrointestinal.

Para os vietnamitas as tartarugas são sagradas, pelo menos as que vivem num lago...que está muito poluído e elas estão pedindo socorro leiam, notícia de 8 de março desse ano (2011).





Vietnã tenta salvar tartaruga sagrada de 1,8 m e 200 kg

Animal gigante e raro estaria com a saúde debilitada por causa de poluição.

Fonte: aqui

Centenas de vietnamitas se aglomeraram na capital Hanói nesta terça-feira (8) para acompanhar a operação de captura de uma rara tartaruga gigante que vive no lago. Assista ao vídeo.

O animal de cerca de 1,8m de comprimento e 200 kg estaria muito debilitado e precisaria urgentemente de socorro. No entanto, não foi possível resgatá-lo.
Especialistas acreditam que existam apenas outros quatro indivíduos da espécie Rafeteus swinhoei vivos em todo mundo.
A tartaruga da espécie Rafeteus swinhoei (Foto: BBC)A tartaruga da espécie Rafeteus swinhoei (Foto: BBC)
Muitos vietnamitas consideram a tartaruga sagrada e, embora especialistas calculem que ela tenha entre 80 e cem anos, a crença popular é de que o animal tenha mais de 300 anos de idade.
Reza a lenda que uma tartaruga do lago Hoan Kiem deu a espada usada pelo rei do Vietnã para derrotar invasores chineses há cerca de seis séculos.
Funcionários do governo realizaram uma limpeza do lago, retirando lixo e jogando água limpa, já que a poluição poderia ser a causa da doença do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.