Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Foi mal : meu fígado sentiu

no domingo de noite...
lentilhas, dendê, alho

Ontem noite de domingo, noite nublada e fria, eu tive a idéia de fazer uma das, vamos dizer, 4 opções de alimentos que eu tinha em casa, a escolhida da noite foi: LENTILHA!

Então eu coloquei na única e enorme panela de ágata preta que eu tenho em casa: àgua mineral Lindoya, lentilhas, e depois acrescentei um dente de alho dividido em 4, e coloquei um fio de azeite de dendê, pois nem óleo poli-insaturado eu tenho mais em casa (faz mal para o coração), os únicos bons são: dendê, coco, e o puro azeite de oliva, dentre todos esses prefiro o azeite de oliva andorinha extra-virgem, mas por comodidade e acesso eu tenho o pequeno azeite de dendê comprado ao preço de menos de R$3,00 num mercadinho do bairro. Claro que ganhou o dendê!.
Explicando o que é azeite de dendê, é um azeite feito de uma palmeira brasileira, muito consumido na Bahia, um estado brasileiro, porém pelo seu sabor, consistente, não tão usado na culinária geral brasileira pois dá uma pesada dependendo do prato, veja mais em Azeite de Dendê, o óleo é retirado da polpa e faz o azeite, o palmiste é um outro tipo de óleo retirado da amêndoa do dendê. "O azeite de dendê é excelente para a saúde porque é riquíssimo em vitamina A, mas é necessário que esteja cru e seja de boa procedência." alerta Suzete do Saúde Integral
DICA
PIPOCA FEITA COM DENDÊ
MARAVILHOOOOSSSSOOOOO!
Para fazer pipocas na panela, não há azeite melhor, pessoal, é o dendê mesmo!
Bem então voltando, nada contra lentilhas, nada contra dendê e nada contra alho, só que tive pesadelos horríveis durante a noite, ao ponto de acordar.
Se eu não fosse mega ligada nas mensagens dos sonhos, do inconsciente, mas uma coisa boa hoje em dia eu sei diferenciar: o conteúdo que veio não veio à toa, mas a carga de intensidade e violência presentes no meu sonho (pesadelo) estavam sobremaneira ligadas ao TRABALHO DO MEU FÍGADO!!

Acho que o problema foi na verdade o dendê!Pegou a minha vesícula e o meu fígado (palavra de abelhuda que sente o seu corpo...).

As dietas nos últimos tempos alertam para o jantar, sempre coma algo leve. Em geral eu não costumo jantar muito tarde, ou mesmo jantar, não tenho essa coisa de refeições reguladas bonitinhas.

FÍGADO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL: TUDO A VER
Lógico que já estou melhor afinal são quase uma da tarde do dia seguinte, nada grave, mas tem tudo a ver o fígado e o equilíbrio, um fígado em desequilíbrio pode levar da intoxicação (até com alucinações), ao pânico!

Por isso pessoal eu valorizo e muito o auto-conhecimento.
Termino esse post compartilhando a linda foto do rio cano cristales na Colômbia, enviado por e-mail para mim por uma amiga, maravilhoso!
São algas e musgos
autor do e-mail/fotos:André Hurtado Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.