Páginas

domingo, 13 de março de 2011

Alguém sabe o que é: fusão do combustível nuclear?

Risco Nuclear
*Vibrações pelos que se foram e serenidade para os que ficaram serem acolhidos prontamente*

A Tokyo Electric Power, que gere a central no Japão, está a injectar água do mar em três reactores para evitar que haja uma fusão do combustível nuclear
Algo que nos deixa de mãos atadas e na torcida para que no final dê tudo certo, porém é preciso que se diga que esse episódio horrível e catastrófico que aconteceu no Japão - terremoto + tsunami - atingindo centrais nucleares ou usinas nucleares (seria isso?), traz à baila uma questão que todo mundo já sabe a resposta:
Já há relatos de contaminação radioativa (final do artigo abaixo).O ser humano sabe lidar com energia nuclear de forma segura. será que é seguro? Não, não é, nunca foi.
Muito triste vindo de um país QUERIDO POR TODOS, alvo de nossa ADMIRAÇÃO.
Que já sofreu um grande golpe com a bomba de Hiroshima, eles não merecem isso. 

Japão: Três centrais nucleares em risco
Por Redacção

Depois de declarado o estado de emergência na central nuclear de Fukushima, hoje foi a vez da de Onogawa. Já na central de Tokai, o sistema de refrigeração do reactor número dois parou de funcionar. 

A central, situada a 120 quilómetros a norte de Tóquio, já havia sofrido um acidente em 1999. Desta vez, os sistemas de refrigeração de emergência do reactor na central de Tokai funcionaram e conseguiram o arrefecimento.

Já esta tarde, foi decretado o estado de emergência na central de Onagawa, a norte de Fukushima, após o registo de uma subida dos níveis de radioactividade. Ainda assim, os três reactores no local estão «sob controlo», segundo a AFP. Na central de Ibraki, a sul de Fukushima, foi relatada uma falha no sistema de arrefecimento.

Destas a central nuclear de Fukushima I foi a primeira a registar uma explosão, no sábado, tendo os sistemas de segurança sido fortemente afectados pelo violento sismo de sexta-feira, seguido de tsunami. A central foi desligada automaticamente, mas os sistemas de refrigeração não funcionaram.

A Tokyo Electric Power, que gere a central, está a injectar água do mar em três reactores para evitar que haja uma fusão do combustível nuclear. Já esta manhã o porta-voz do governo, Yukio Edano, admitiu que possa ter havido uma fusão parcial dos bastões de combustível do reactor 1, mas disse que não era possível confirmar a situação.

A explosão de ontem destruiu o edifício do reactor 1 e hoje teme-se que o mesmo ocorra no reactor 3.

O aumento da radioactividade já levou à retirada de cerca de 230 mil pessoas num raio de 20 quilómetros da central de Fukushima, mas as agências noticiosas dizem que 22 pessoas já foram contaminadas pela radiação.
18:16 - 13-03-2011

2 comentários:

  1. Realmente uma enorme tragédia, Dani, que se abateu sobre o Japão; estou em oração por todos os afectados directa, e indirectamente por ela.

    Na altura, também comentei com o meu marido sobre os perigos do nuclear; mais uma vez fica demonstrado que não temos capacidade, nem noção, para lidar com esse tipo de energia em situações limites.
    Por essas e outras que sou totalmente contra a energia nuclear; as alternativas naturais estão cada vez mais fáceis de aplicar pela população em geral, como os painéis solares, as eólicas, etc.
    Agora só nos resta rezar!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Concordo Fer, veja quem sabe isso não faz de vez os países pararem com o uso da energia nuclear, sinto que é um plano destrutivo para a Terra, engendrado por pessoas que querem a destruição do planeta.
    Sim, já existem alternativas melhores!
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.