Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Câncer e suas Razões

PREVENINDO O CÂNCER: É POSSÍVEL NOS DIAS DE HOJE?



É sabido que os cânceres hoje em dia podem ter causa multifatorial e isso inclue não só a saúde mental - pelo tipo de personalidade e fatores situacionais -, mas também temos que incluir pré-disposição genética, exposição à radiação, agentes agrotóxicos, fumo, e por aí vai... Hoje em dia ganha espaço uma tese de que todo mundo teria células tóxicas/cancerígenas em seu corpo (tipo assim todo mundo tem um câncer em potencial) se elas se tornam mais fortes o câncer aparece...bem a cada tempo surge uma nova teoria, o café faz bem, o café faz mal, o que importa mesmo é o que temos visto ao longo dos anos e isso é sabedoria.

Posto isso, eu espero poder contribuir escrevendo sobre o tema objetivamente:alguns casos apontam para que não adianta a pessoa ter uma dieta maravilhosa - vegetariana, macrobiótica, e até anti-cancerígena - SE essa pessoa não  muda seus padrões sendo inflexível e tendo resistência para um trabalho sério interno ao seu, digamos assim, "SUBMUNDO PESSOAL DAS EMOÇÕES", ou... o reino de Ereshkigal 

" Ereshkigal  Em sumério e acádio (babilônios e assírios) mitologia, Ereshkigal, esposa de Nergal, era a deusa da Irkalla, a terra dos mortos. Ela conseguiu o destino daqueles que foram além do túmulo, no submundo, onde ela era a rainha".


Bem, essa minha colocação tem a ver com o fato de que quase todo mundo nesse planeta está sujeito a apresentar um câncer. Logicamente é um assunto complexo e com o qual temos que ter o cuidado de alertar sempre: cada caso é um caso com a sua singularidade!

Não dá para generalizar, mas há os cânceres sem grande conteúdo emocional na base da doença como o câncer de pele pois o mesmo decorre de uma grande, intensa e INDEVIDA EXPOSIÇÃO AO SOL, como esse podem haver outros até de cunho mais genético (predisposição). Mas seria sensato da minha parte adiantar que há sempre um FATOR DESENCADEADOR.
Eu quero falar um pouco sobre prevenção de câncer pensando nas causas emocionais e psicológicas que nos PREDISPÕE AO APARECIMENTO DE UM CÂNCER.
Eu gostaria primeiramente de reproduzir um texto que encontrei na internet do qual gostei (devo colocar que eu sempre achei que o câncer fosse uma patologia da contemporaneidade porém aqui se diz que não, enfim....

"No século 2 da era cristã, Galeno assinalava que as pessoas melancólicas eram mais propensas a sofrer de câncer do que as expansivas, comumente classificadas como as 'pessoas sanguíneas'. Nos séculos 18 e 19, muitos médicos concluíram que o câncer tende a acompanhar uma tragédia ou uma crise na vida das pessoas, sobretudo nas que hoje definimos como deprimidas. Antes do advento da psicologia moderna, entretanto, pouco se podia fazer para ajudar os pacientes deprimidos a adotar um outro modo de ser e de viver.
Por estranho que pareça, apesar do avanço da psicologia no século 20, a medicina reluta em aplicar ao estudo do câncer os conhecimentos daí decorrentes. Elida Evans, discípula de Carl Gustav Jung, desbravou o caminho, em 1926, com Psychological Study of Câncer (Estudo Psicológico do Câncer), mas o livro passou praticamente desconhecido. O exemplar que consultei[1] em meados da década de 70 na Biblioteca de Medicina de Yale fora requisitado seis vezes, apenas em cinquenta anos. Fala abertamente do risco de câncer que cerca o tipo de personalidade para quem o sentido da vida provém apenas de pessoas ou de coisas exteriores ao eu. Quando se desfaz a conexão, sobrevém a doença. E Elida Evans concluía:
'O câncer é um símbolo, como o são as doenças em sua maior parte, de algo que não está dando certo na vida do paciente - uma advertência para que siga outro rumo'".

 
Essa visão vem a completar a visão dos autores pós-junguianos para os quais tanto os cânceres quanto as doenças degenerativas podem ser avassaladoras para quem não investiu no conhecimento interno de si-mesmo (falando a grosso modo).
Quando eu lí o livro "Você pode curar a sua vida" de Louisie Hay eu me deparei com algo que me chamou muito a atenção: a autora que teve câncer e se curou teve uma infância muito dura, violenta e com abusos (...) prosseguindo sua vida ela se casou e  anos mais tarde dentro desse casamento foi quando ela REALMENTE PASSOU A CRER E CONFIAR QUE O AMOR EXISTIA QUE ERA AMADA E ESTAVA AMANDO (vivendo uma grande estabilidade), subitamente ela foi surpreendida por um pedido de separação de seu marido, pouco tempo depois, muito pouco tempo, o câncer se manifestou.Ou seja: ela teve ou isso foi sentido como um BAQUE, UM CHOQUE.

Isso é muito triste mas infelizmente comum: levar um choque emocional isso pode desencadear um câncer.

A autora não faz essa relação direta no livro ela deixa livre ao leitor, e essa foi a minha conclusão.

Ao fazer uma pesquisa para dar uma aula numa Faculdade de Odontologia sobre "Cânceres e Próteses" há alguns anos, eu verifiquei que haviam algumas pesquisas publicadas disponíveis na internet efetuadas em Psicologia sobre características mais comuns ou um  perfil psicológico de quem apresenta cânceres, verifiquei ainda dados que se repetiam nessas pesquisas e alguns deles cito agora:

  • infância com isolamento
  • raivas contidas
  • ressentimento
  • rancor
  • falta de perspectiva de futuro
  • medo, culpa

Aspectos super importantes para vencer essa batalha

  • poder ser ACOLHIDA por pessoas que irão te fazer bem, pessoas saudáveis emocionalmente
  • ter vínculo de confiança com alguém
  • poder falar de seus medos (preferencialmente com profissional qualificado da área de saúde mental )
  • vem se comprovando que as comédias (filmes de  humor) podem ser benéficas para o tratamento de pacientes de câncer
  • dieta personalizada quando possível (pessoalmente eu gosto e conheço a macrobiótica ), porém mais abaixo há a dieta do Dr. Barcellos proposta no livro de Sônia Hirsch.
  • estar cercada por pessoas que tem visão positiva, sem preconceitos sobre a doença

Como estamos numa democracia.... eu tenho que dar espaço agora para algo que é bom e que eu acredito, num trabalho sério sobre o tema, tá certo que ele deixa de lado o psicológico mas enfim...vamos lá...

A dica do inhame eu peguei de um site português é muito interessante leiam:

*EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO:
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.




Raul Barcellos, falecido em março de 2003 com quase 90 anos, foi um médico carioca que passou metade da vida demonstrando clinicamente que os sintomas do câncer podem ser revertidos através de dieta, eliminação dos vermes, desintoxicação e recuperação da qualidade do sangue.
Um resumo do que ele explica: o câncer pode ser causado por uma série de fatores, genéticos ou adquiridos. Os genéticos se deveriam a um problema qualquer nos genes, unidades hereditárias situadas no cromossomo que determinam as características do indivíduo e que estão sendo estudadas agora. Os fatores adquiridos podem vir através da radiação (de todos os tipos, inclusive solar), da poluição química do ar, da água e do solo, dos campos eletromagnéticos à nossa volta, do stress que provoca excesso de oxidação no organismo, da comida, da bebida, das drogas - mas, principalmente, das lesões causadas pelos vermes que vivem muito tempo dentro do hospedeiro.
Existem basicamente quatro tipos de câncer: carcinomas, sarcomas, linfomas e leucemia. Carcinomas surgem na pele, nas membranas mucosas, nas glândulas e na maioria dos órgãos. Sarcomas surgem nos ossos, músculos e tecidos conectivos. Linfomas são a forma de câncer do sistema linfático. Leucemia é o câncer do sangue.

Dentro desses quatro tipos há mais de cem variedades de câncer. Mas todo câncer começa pequenininho. Uma turminha de células anormais escapa de ser vista e comida pelo sistema imunológico, e como células adoram se multiplicar, elas crescem formando um tecido anormal. Falta a elas a intervenção do sistema imunológico, e falta também uma parte do código genético que diz ao tecido quando ele deve parar de crescer.

Cada célula carrega dentro de si o código genético apropriado dentro de uma molécula minúscula chamada DNA, ou ácido desoxirribonucléico. Faz parte de sua natureza coletar nutrientes na corrente sangüínea de acordo com seu DNA, e entre esses nutrientes estão os aminoácidos que se agrupam em combinações diferentes para formar proteínas.

Todas as proteínas derivam de alguma combinação de aminoácidos. Sua principal função (mas não a única) é formar tecidos. Osso é tecido, sangue é tecido, cabelo é tecido, assim como pele, membrana mucosa, unha, músculo, tendão, nervo. A proteína forma a trama e os outros nutrientes a preenchem. O sangue vai passando com a matéria-prima e as células de cada tipo de tecido - inclusive do sangue e da linfa - vão recolhendo aquilo de que precisam para sua renovação, ao mesmo tempo que jogam de volta à corrente sangüínea aminoácidos e outras substâncias que estiverem sobrando, numa espécie de respiração celular.

No caso do câncer, segundo o dr. Barcellos, as células prejudicadas recolhem do sangue os aminoácidos errados. Por isso, só tem um jeito: impedir esses aminoácidos de estarem lá, através de uma dieta muito especializada. Começa aí a regressão do tumor. Ao mesmo tempo, a degeneração do tecido canceroso aumenta a descarga de resíduos tóxicos no sangue. Daí a importância que o dr. Barcellos dá à desintoxicação.

Veja os alimentos cujas proteínas ele afirma que fazem crescer tumores:

leite e derivados
carnes de porco,
lagosta, camarão


feijão de qualquer tipo, ervilha, lentilha,
grão-de-bico, vagem,
feijão-verde, soja e seus subprodutos, broto de feijão batata-inglesa,

batata-doce,
batata-baroa (mandioquinha),
cará, inhame, aipim/mandioca
(e farinha de mandioca)


aveia,
abacate,
castanha portuguesa

vitamina C sintética




Para desintoxicar

Três cápsulas diárias de 200 mg de metionina, que se encontra em farmácias de manipulação, para tomar com as refeições.

Metionina e cisteína são aminoácidos que contêm enxofre, e enxofre é desintoxicante do fígado e dos rins. Tiamina e biotina, que são vitaminas, também têm enxofre. Metionina se encontra em ovo de galinha, leite humano e de vaca*, carne de boi; enxofre em couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho, espinafre, nabo, couve-flor com as folhas, todos cozidos e em porções generosas, e no agrião cru; biotina em fígado de galinha, fígado de boi, gema de ovo, e tiamina (vitamina B1) em pinhões, farinha de trigo-sarraceno integral, farinha de trigo integral, farinha de soja*, quínoa, kefir, levedo de cerveja, sementes de girassol, milho verde, germe de trigo.

A absorção de biotina e tiamina é impedida ou reduzida na presença de álcool, avidina (proteína da clara crua do ovo), cafeína, sulfa, oxidação.

* = alimentos proibidos na dieta do dr. Barcellos.

O caldo de alga kombu é muito valorizado por seu alto teor desintoxicante, nutritivo, regulador da flora intestinal, bom contra hipertensão arterial. Para obter o melhor sabor não se deve ferver a alga, já que o calor faz com que os polissacarídeos se desmanchem e liberem substâncias desagradáveis ao paladar; basta deixar a alga de molho em água limpa, fria, durante duas horas, para obter um extrato contendo quantidades importantes de manitol, iodo, cálcio, magnésio e ácido sulfúrico. A alga é então retirada e usada em refogados rápidos, ou simplesmente cortada e temperada com shoyu, ou serve para enrolar bolinhos, ou volta para a própria sopa, etc. O caldo, puro ou complementado com macarrão e vegetais previamente cozidos, deve ser aquecido somente até o ponto anterior à fervura.
Misso (massa salgada de soja, gostosa e nutritiva) é o tempero tradicional desse caldo; como é proibido na dieta do dr. Barcellos, use um pouquinho de sal.

O suco de aloe vera (um tipo de babosa) também é grande desintoxicante dos intestinos, do fígado e dos rins.

Sobre os vermes


A gente acha que só crianças e animais têm, o que é uma ilusão perigosa. Vermes entram no organismo o tempo todo através de mãos, água, beijos e alimentos contaminados. Se tiverem permissão para ficar, vão se reproduzindo, avançam pelas correntes sanguínea e linfática e alojam-se em centros vitais como coração, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, olhos e cérebro, bem como no rssto todo do corpo.

Podem produzir constipação, diarréia, gases, flatulência, síndrome do cólon irritável, dores musculares e articulares, problemas de pele, distúrbios do sono, fadiga crônica e quadros graves de convulsões, vertigens, cefaléias, pseudo-meningites, anemia profunda, gastrite crônica, gripes, resfriados, sinusites, alergias e disfunções imunológicas em geral.

Muitas doenças podem ser diagnosticadas equivocadamente quando o médico não conhece a sintomatologia das parasitoses.O dr. Barcellos ressalta a capacidade dos vermes em provocar lesões e deficiência nos vários tecidos do organismo, oferecendo ambiente propício à formação das neoplasias malignas.

Vermes destróem células mais rápido do que elas conseguem se regenerar; liberam toxinas que danificam os tecidos e as células, produzindo dores e inflamações; com o tempo deprimem e exaurem o sistema imunológico.


O dr. Barcellos destaca os helmintos cestóides (tênias solium, saginata e nana), as lombrigas (ascaris lumbricoides), o oxiúro vermicular e a triquina.

Uma cientista canadense, a Dra. Hulda Clark, afirma que 100% dos pacientes de câncer têm vermes, sobretudo um helminto trematódeo chamado fascíola (fasciolopsis buskii) que se aloja no fígado. Seu trabalho está em www.drclark.com.
Ou veja: http://www.huldaclark.com/

Outras informações no Almanaque de Bichos que dão em Gente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.