Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Prevenindo doenças degenerativas

Prevenindo doenças degenerativas
uma pequena (mas consistente) contribuição....com DICAS

Uma letra interessante, feita em ? por Erasmo e Roberto Carlos, que toca num assunto legal que é vivido como cruel por quem é do tipo afetivo, ou tem sentimentos.
Conta a história de alguém que se deixou levar por uma ilusão ou tentação do caminho, caiu numa armadilha, virou alvo, "animal domesticado esquece o risco" mas retoma sua caminhada graças a algum despertar do lado instintual ou animal,   quem não alimenta o seu animal, corre riscos sérios como o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Fera Ferida


Acabei com tudo

Escapei com vida

Tive as roupas e os sonhos

Rasgados na minha saída

Mas saí ferido

Sufocando meu gemido

Fui o alvo perfeito

Muitas vezes no peito atingido



Animal arisco

Domesticado esquece o risco

Me deixei enganar

E até me levar por você



Eu sei quanta tristeza eu tive

Mas mesmo assim se vive

Morrendo aos poucos por amor



Eu sei, o coração perdoa

Mas não esquece à toa

E eu não me esqueci



Não vou mudar

Esse caso não tem solução

Sou fera ferida

No corpo, na alma e no coração

Não vou mudar

Esse caso não tem solução

Sou fera ferida

No corpo, na alma e no coração



Eu andei demais

Não olhei pra trás

Era solto em meus passos

Bicho livre, sem rumo, sem laços



Me senti sozinho

Tropeçando em meu caminho

À procura de abrigo

Uma ajuda, um lugar, um amigo



Animal ferido

Por instinto decidido

Os meus rastros desfiz

Tentativa infeliz de esquecer



Eu sei que flores existiram

Mas que não resistiram

A vendavais constantes



Eu sei que as cicatrizes falam

Mas as palavras calam

O que eu não me esqueci



Não vou mudar

Esse caso não tem solução

Sou fera ferida

No corpo, na alma e no coração



Não vou mudar

Esse caso não tem solução

Sou fera ferida

No corpo, na alma e no coração



Sou fera ferida

No corpo, na alma e no coração



Sou fera ferida

No corpo, na alma e no coração




Prevenindo doenças degenerativas
uma visão psicológica

Bem, um assunto pouco falado e algo pesquisado.
Trabalhos clínicos em psicologia na área junguiana analítica (os neo-junguianos) apontam para que as doenças degenerativas e progressivas (e nesse caso também se incluiriam os cânceres)  acontecem em pessoas que durante sua vida negaram (muitas vezes por desconhecimento), ou por um ou outro motivo se desviaram do trabalho pessoal e interno com o seu reino mais OBSCURO, que estaria ligado ao mundo instintual (reconhecer e enfrentar trazendo para a consciência temores e medos, ter uma sexualidade livre ou contato com o sexual, reconhecer e trazer à luz da consciência sentimentos e emoções das quais se envergonha, poder ter intimidade com alguém..enfim...se perceber simplesmente humanos/as),  somado à alguns outros  FATORES, que serão citados abaixo fazem terreno fértil para o aparecimento desses quadros degenerativos.
Participando há alguns anos da palestra do lançamento de um livro sobre o tema Alzheimer e Budismo Tibetano, "Viver sem Arrependimento", de Arnaud Maitland, no Centro de Budismo Nyingma em São Paulo, eu fiquei impressionada com a expectativa para os próximos anos de doentes de alzheimer nos Estados Unidos, é simplesmente ALARMANTE. Naturalmente que estudando o tema eu venho a associar o surgimento da doença a três fatores de risco

Componentes comuns aos portadores de doenças degenerativas

  • HIPNÓTICOS muitos doentes de Alzheimer foram usuários de hipnóticos por tempo PROLONGADO. São as chamadas  "medicações para dormir", que induzem ao sono  POR LONGOS PERÍODOS. Esse dado, fique bem claro não é um achismo, é um dado médico comprovado : o uso prolongado de medicações hipnóticas/sedativos para dormir leva/predispõe fortemente ao alzheimer.

  • PADRÃO RÍGIDO viver e estar muito integrado, estar imerso numa cultura altamente CONDICIONADA, sem questionamento de regras, como a dos Estados Unidos em cujos habitantes JÁ HÁ UMA GRANDE CENSURA INTERNA colocada pelo próprio sistema, isso pode levar a pessoa a se esquecer de sí mesma, aderindo à padrões rígidos de comportamento, perdendo o contato com seus instintos e necessidades digamos assim, da primeira natureza, mais básicos, o instinto que SALVA!!!


Preventivos para o não-desenvolvimento


  • ANIMAIS AMADOS E QUERIDOS Um maravilhoso preventivo: contato com animais domésticos (gato, cachorro, etc) ou selvagens. Esse contato com o animal no faz conectar algo de fora do campo mais  racional do humano, e exercitar a nosso parte (ínfima, mas tudo bem) do nosso próprio lado animal.Muitos dizem que libera oxitocina um hormônio que dá sensação de calma e bem-estar. Vamos lembrar, os animais são seres irracionais...
  • Em alguns livros os animais  domésticos possuem até o status de co-terapeutas...

  • CÉREBRO E LATERALIDADE Muito se fala sobre exercícios de áreas do cérebro, óbvio que são super positivos, lado esquerdo e direito do cérebro sendo estilmulados igualmente é mega positivo!! Isso inclui também dançar. Não ficar parada/o na vida, deixar sair, se renovar.
DANÇA. Qualquer dança. Quando dançamos estamos trabalhando naturalmente com os dois lados do cérebro, os dois hemisférios, e há um trabalho atualmente no Brasil, feito por psicólogos e outros profissionais da saúde envolvendo a DANÇA SÊNIOR uma modalidade de dança preventiva para o não-desenvolvimento de doenças na terceira-idade.


  • INHAME Há uma clara indicação de alguns ALIMENTOS que previnem mesmo e evitam o desenvolvimento de doenças degenerativas e o PRIMEIRO LUGAR É O INHAME.

     *FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
    Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...
    *O INHAME LIMPA O SANGUE
    É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.


     Quando experimentar o sabor e textura distinta do verdadeiro inhame, irá então saber a diferença e apreciar cada uma dessa raízes pelas suas propriedades únicas.
    É pobre em gorduras, mas rico em carboidratos, é uma excelente fonte de energia. È constituído por vitaminas do Complexo B e de sais minerais.
    As vitaminas do complexo B, principalmente a Tiamina (B1) facilita a digestão, estimula o apetite e é essencial para o crescimento.
    No entanto a vitamina Niacina (B5) previne problemas do sistema nervoso, da pele e do aparelho digestivo. Já os sais minerais contribuem na formação de sangue, dentes e ossos.

    COMO COMPRAR
    A maior oferta de inhame, e portanto os menores preços, ocorrem de junho a setembro. Os tipos mais comuns no mercado brasileiro são o japonês e o chinês. O inhame japonês apresenta rizomas grandes (100-200g), ovais, com poucos pêlos na casa, enquanto os rizomas de inhame chinês são menores, ovais e com ponta afilada como um pião. Os inhames devem estar firmes, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas e sem sinais de mofo.

    COMO CONSERVAR
    Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem recomenda-se perfurá-la com um garfo. Para congelar, lave-os bem, descasque-os e cozinhe-os até que fiquem macios. Amasse até formar um purê. Se quiser, acrescente margarina na proporção de 1 colher de chá para cada 1/2kg de inhame e misture bem. Coloque em vasilha de plástico tampado e leve ao congelador, onde pode ser mantido por até 6 meses. Para descongelar deixe-o em temperatura ambiente ou descongele diretamente durante o preparo do prato.

    COMO CONSUMIR
    O inhame somente é consumido após cozimento. Muito usado em sopas, é saboroso na forma de refogados, saladas, pães, bolos e sobremesas. Também pode ser industrializado na forma de farinha. Não é necessário retirar cascas grossas para evitar desperdícios. Se ele não for utilizado imediatamente, é preciso deixá-lo em uma vasilha com água para que não escureça. O cozimento pode ser feito em água ou no vapor, sempre evitando deixar o produto ao fogo por tempo excessivo, para que não ocorra grande perda de vitaminas.

    DICAS
    * Experimente servir o inhame cozido coberto com mel ou melado no café da manhã ou como sobremesa.
    * Além do mel, o inhame pode ser temperado com açúcar mascavo, noz-moscada, cebola, cebolinha, sal, salsa, pimenta, açafrão.

    **Resumo

    *EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
    A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

    *É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
    E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

    *MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
    Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).

    *A FOLHA PARECE COM A TAIOBA
    É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.
    *EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO:
    furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.
O indicado é comer inhame cozido em sopa, creme, etc até 3 vezes por semana ele é milagroso para o sistema circulatório. E se, você tem filhos pequenos será maravilhoso iniciar desde a tenra infância uma dieta preventiva usando muito inhame porém sempre lembrando sem sal.


  • TABAGISMO Uma pesquisa  está chegando à conclusão de que fumantes, isso mesmo, TABAGISTAS  seriam as pessoas mais resistentes ou menos propensas a desenvolver doenças degenerativas, HA HA HA é mesmo isso sim, então fumar até que é bom, né?
  • Um trabalho sério de psicoterapia que busque a integração mente corpo.
Ficam aqui as contribuições da minha vivência e estudo na área, sintam-se à vontade para complementar, sugerir, e até mesmo reclamar...nos posts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.