Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tibet hoje para saber mais sobre

Foto: Protesto contra a repressão da China no Tibet. França, Estrasburgo, março 2008.



Em relação aos meus outros posts ficaram faltando alguns dados importantes que seria uma grande falha se eu não colocasse:

O Governo Comunista Chinês invadiu o Tibet na década de 50 principalmente por ser o Tibet o país mais rico em urânio no mundo. Os países civilizados comprariam urânio do Tibet se fosse o caso, mas a China agiu bárbaramente invadindo e até hoje não saiu de lá. Foram mais de um milhão de mortos, histórias horríveis, são mais de 50 pontos da Carta dos Direitos Humanos  que são VIOLADOS diariamente! E isso há 60 anos.
E a ONU diz amém... Meio estranho, não?

Bem....há uns 3 ou 4 anos, Pema, irmã do Dalai Lama esteve no Brasil (viagem oficial) e deu uma palestra na Prefeitura de São Paulo, e eu fui...Nessa palestra ela contou que alguns tibetanos conseguem fugir pelas montanhas geladas, chegando até Dharamsala na India que é o exílio do Governo Tibetano uma cidade onde muitos tibetanos vivem e para onde foram fugidos quando houve a invasão.
Pema, que tem a sua própria biografia em um livro em inglês,  contou um fato que havia acabado de acontecer: um pai com sua filha haviam fugido pelas montanhas geladas, a mãe acho que tinha  morrido, essa menininha perdeu todos os dedos das mãos, motivo :  o gêlo! Foi um enorme risco, nesse caso, sem sarcasmo, vão-se os dedos, fica a mão.... Mas é aviltante isso acontecer em 2005/6, século 21.

.TUDO MUITO TRISTE.

Formas de ajudar:

Boicotando produtos chineses
Mandando dinheiro para a campanha (free tibet
Participando dos abaixo assinados virtuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.