Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Enquanto New Orleans submergia...


2005 A tragédia Katrina
Primeiro, por que um furacão tem que ter nome? E outra, por que de mulher? Bem, talvez a resposta seja: para deixar marcado "aquele furacão assim assado", e para dizer "arrasou"...sei lá.
O fato é que para ser bemmmmmmmmmmmmm sincera eu nem me lembrava que a submersão de Nova Orleans foi devido a um furacão, eu me lembrava que havia tido uma grande chuva e quebra de barreiras onde um rio subiu e subiu de um tanto que a cidade toda ficou embaixo de água.

Pessoal, o dia foi 29 de Agosto de 2005 e a tv só passava isso: uma cidade em completo desespero!! Mas o pior, a grande diferença entre Santa Catarina e chuvas e todas as outras cidades brasileiras: em Nova Orleans as pessoas não tinham para onde correr!

Me lembro que na tv eu via grande parte da população da cidade ilhada num ginásio de esportes e a notícia de que muitos estavam se suicidando, tudo isso em tempo real. Isso é um tanto chocante. Impossível ser indiferente. Assaltos, supermercados sendo invadidos, SAQUES, a imagem do caos urbanos, locais casas, farmácias invadidas, de um dia para o outro numa velocidade estonteante, uma cidade sem lei...mas com CORPO DE BOMBEIROS, o nosso querido e amado corpo de bombeiros, aliás tanto aqui quanto lá uma das melhores organizações/corporações do planeta!


De noite naquele dia ou no seguinte, eu ligo no canal 21 e vejo o talk show americano  (daquele apresentador que parece um ET, não é o David Letterman) e era o Dalai Lama sendo entrevistado não no mesmo estúdio do apresentador ....Achei legal pôxa, o Dalai Lama.

Em tempo> achei na net o entrevistador do talk Larry King


Nisso o apresentador lógico que passou o programa todo falando de New Orleans e o Katrina (do qual me lembrei procurando na net agora, wikipédia). Bem, o programa passava flashs em tempo real (ao vivo) de um repórter meio desnorteado entrevistando um reverendo protestante, e pessoal de APOIO às vítimas da tragédia, enquanto informações sobre como estavam as coisas por lá (lógico que muitas censuradas como é típico dos USA) eram colocadas...(será que eram mesmo colocadas?).

O programa seguia entre esses flashs em tempo real e o Dalai Lama falando alguma coisa sobre a estada dele, a visita oficial aos Estados Unidos, no dia tal estarei em tal lugar, no dia x em outro lugar e tal. Daí o apresentador fala para ele: -"Os   americanos nesse momento (isso depois de passar o reverendo falando direto de N.O.), os americanos nesse momento gostariam de poder contar com o senhor, a sua visita em New Orleans agora é necessária, Dalai Lama".

Eu dei alguma risada ...quando ví o que se seguiu.

O Dalai Lama que estava com um ponto no ouvido, não entendeu (hã hã) a colocação ele apertava o ponto, e falava com alguém longe dele no estúdio: ãh.....? ãh....!? Tipo assim pedindo "me fala que não tô entendendo (ouvindo) o que tão falando". 
Passado esse momento inicial ele falou : O quê? EU? (pausa para o efeito do Eeeeu??) Novamente: " EU?" Em tom de estranhamento como quem diz "Vc tá dizendo que querem me mandar para lá agora?"  uma pausa de um tempo e depois "Agora eu não posso estou em Nova Yorke!!". tenho seminários e tal depois vou para (acho que era) Califórnia.
Agenda lotada. 

Disse ainda da importância da compaixão, que era um mal momento para Nova Orleans e nem me lembro mais o quê.

Acaba a entrevista.

Comentei depois de um tempo com um conhecido que tinha experiência no Budismo Shan, o Rubens Tomotani, ele me falou: "Dani pela perspectiva do Budismo isso não faz o menor SENTIDO, NÃO FAZ SENTIDO" ir até um local que tá uma catástrofe.

Lembrei na hora das VISUALIZAÇÕES. Os lamas têm o poder das visualizações, de visualizar, ao contrário dos seres "ordinários"...digamos assim.Algo que eu vejo como uma conquista, são os ESCOLHIDOS.

Bom, voltando, a cidade acabou sendo reconstruída e tudo voltou ao "normal"...

Espero ter deixado uma lição sobre o Budismo e seu lado bom a meu ver: não tem nada a ver com culpa cristã, sacrifício,
martírio,   não existe "Me DESCULPE" na língua tibetana, porque eles não usam esse termo "desculpas".

E foi tudo isso.
That's all.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.