Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma herança indiana ao brasil...


CULTIVADOS AMPLAMENTE NO ESTADO DE GOIÁS:

conhecido como "gengibre dourado" , açafrão da india, ou o açafrão da terra
 CURCUMA
fonte:Wiki 
 pó vendido "curcuma" ou "açafrão"
açafrão da terra, brasileiro, o açafrão que veio da INDIA> Esse condimento foi introduzido no Brasil pelos portugueses e é nativo da Índia e da Indonésia.

CURCUMINA>
é o corante!
combate alzheimer, artrite, é um dos melhores antioxidantes que existe, por ser riquíssimo em flavonoides,  O nome da espécie é curcuma longa
 
Seria o componente ativo da cúrcuma, protege contra os danos dos radicais livres, pois é um forte antioxidante. Em descoberta no ano de 2009 ficou compravado o seu grande poder na cura de câncer de esôfago, é o amarelo do pó da curcuma. da espécie curcuma longa.
Ele também reduz a inflamação, diminuindo os níveis de histamina e, possivelmente, aumentando a produção de cortisona natural pelas glândulas supra-renais. Ele protege o fígado de uma série de compostos tóxicos. Ele também foi mostrado para impedir que as plaquetas se aglomerem, que por sua vez melhora a circulação e ajuda a proteger contra arterosclerose(texto extraído daqui . Há também inúmeros estudos com animais mostram uma ação de prevenção de câncer de curcumina. Isto pode ser devido à sua atividade antioxidante no organismo. E a Comissão de 1997 sobre Fitoterapia e substâncias derivadas de plantas do Instituto Federal Alemão para Medicamentos recomenda raiz cúrcuma para 'condições dispépticos.
 
CULTIVADO NA ESPANHA E ITALIA PISTILO DE UMA FLOR LILÁS TAILANDESA!
flor da crocus sattivus que dá açafrão, é tailandesa

AÇAFRÃO VERDADEIRO> O açafrão, originário da Tailândia e muito difundido na região mediterrânea, é uma planta retirada do estigma das flores – abertura superior do pistilo por onde entra o pólen – de um espécime denominado Crocus sativus, arbusto proveniente da família das Iridáceas. Este pó, presente nos estames desta floração, apresenta um tom amarelado intenso e, graças a esta qualidade única, é usado como corante e também na gastronomia mundial, na forma de condimento Infoescola.
Esse açafrão de verdade  é uma das especiarias mais caras do mundo (o grama custa entre 8 e 15 euros) e sua colheita comercial é abundante na Espanha e na Itália. Vem dos pistilos de uma flor lilás o nome científico é crocus sativus.

Bem, eu estava numa loja de produtos agrículas, para pet e fazendas aqui em Abadiânia, Goiás, quando eu ví uma garrafa com pó amarelo que custava 28 reais perguntei o que era, o moço respondeu: açafrão.
Seguiu-se o seguinte diálogo:

Mas como? Eu que estou acostumada a ver açafrão no Mercado Santa Luzia nos Jardins à sei lá: 30 reais aquele pedacinho, como?
Não pode ser ou será?
O moço falou: É.
Eu...pensei com meus botões...imagina se é!
O moço falou: cheira!
Eu abrí a garrafa e cheirei: era!!!!!
Ele falou: é uma mulher que planta e faz aqui mesmo.

EM GOÍAS SE CULTIVA O CURCUMA/AÇAFRÃO DE RAIZ Ou DA TERRA, OU... da india!!

Procurando na net, sim, Goiás produz muito o açafrão da terra que é a curcuma, otima para a saúde, veja mais em acafrao-da-terra-genuino-tempero-brasileiro
Well vendo no youtube descobrí que Goiás faz muita curcuma pois a terra e o clima aqui são bons para plantar! Mas seria aquele mesmo açafrão do Santa Luzia, importado?
Não pessoal, esse açafrão de garrafa por 28 reais é o açafrão de raiz , é obtido esse pozinho dos rizomas da curcuma longa. É o mesmo pó que faz o curry indiano.
É bom para a saúde? É ótimo, e eu vou voltar e comprar aquela garrafa de 28 reais, SIM!
Quando eu tiver o dinheiro.Mas até lá vamos combinar? dar a  informação correta: não é açafrão!!!! Pois não!
açafrão verdadeiro custa caro

VERDADEIRO AÇAFRÃO 
vem de uma flor lilás espécie CROCUS SATIVUS
AGORA VAMOS FALAR DO VERDADEIRO AÇAFRÃO, o verdadeiro, QUE VENDE NO SANTA LUZIA NOS JARDINS
fonte: GLOBO RURAL
 ...do açafrão verdadeiro, cujos pistilos secos (conjunto de órgãos femininos) da flor lilás da espécie crocus sativus conferem a mesma cor amarela nas receitas. Mas o sabor entre eles são bem diferentes! O açafrão de verdade (foto acima) é uma das especiarias mais caras do mundo (o grama custa entre 8 e 15 euros) e sua colheita comercial é abundante na Espanha e na Itália. Para a alta gastronomia, ele confere à comida um visual encantador, perfume único, suavidade e amargor ao mesmo tempo. O seu “glamour” e preço alto se devem a sua história e ao cultivo artesanal que tornou o produto caro desde os tempos de sua descoberta. Na Caxemira, localizada em meio às altas montanhas do Himalaia, planta-se açafrão desde o século V aC. No Irã, Tunísia e Marrocos o cultivo também é secular. Ate chegar à mesa, o açafrão passa por um delicado ritual. Durante os meses de outubro e novembro, as flores são colhidas manualmente por agricultoras que cortam com os dedos, de forma rápida, os três pistilos de cada flor. Só a habilidade e a dedicação podem explicar tamanho trabalho. Para cada quilo de açafrão são necessárias 200 mil flores!

CURCUMA
Aqui reportagem da Folha
Cúrcuma é ingrediente essencial ao curry em pó
RACHEL BOTELHO
da Folha de S.Paulo
Nativo da Índia, o cúrcuma é um dos principais componentes do curry em pó, condimento preparado fresco no sul daquele país e conhecido no resto do globo em sua versão industrializada. Chamado também de açafrão-de-raiz ou gengibre dourado, pode ser usado em saladas, ensopados, sopas, molhos, peixe e arroz.

Obtido dos rizomas da cúrcuma longa, é vendido seco ou em pó. Marco Polo, ao encontrá-lo na China em 1280, descreveu-o como um "vegetal que tem todas as propriedades do verdadeiro açafrão, assim como o aroma e a cor". Embora tenha sido preciso quanto à cor, o mesmo não se pode dizer do aroma e do sabor. Ainda assim, é usado como um substituto mais barato do açafrão.
Segundo a medicina ayurvédica (tradicional indiana), é bom para doenças do estômago, curar ferimentos e "limpar o sangue", sendo usado atualmente, na Índia, como remédio caseiro para torceduras e inchaços. No Ocidente, é considerado um importante alimento funcional. "É um dos melhores antioxidantes que existe, por ser riquíssimo em flavonoides", afirma a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. "A curcumina é anti-inflamatória e antimutagênica, enquanto o curcumenol melhora a imunidade", completa.

Dose diária média: 1,5 - 3 g da droga; preparações equivalentes.

Modo de administração triturada, assim como outras preparações galênicas para uso interno. Ações: O colerético [bile produtores de] ação da curcumina é experimentalmente bem documentada. Outras indicações existem para uma cholecystokinetic e uma ação clara anti-inflamatórios.

comer com algumas pitadas de pimenta, que potencializa sua absorção.

Isso porque a maior parte dos benefícios atribuídos à curcumina, como as propriedades de combater artrite, diversos tipos de câncer --como os de próstata, mama e cólon-- e mal de Alzheimer, têm origem em estudos realizados com roedores, não com seres humanos.

Um autor canadense adverte, no entanto, que é preciso cuidado ao comer, porque o condimento é também um corante e, como tal, mancha tecidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.