Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O esgoto de Abadiânia é podre * soluções*


  SOLUÇÕES POSSÍVEIS ESGOTO
o "Zona de Raízes" no Parque Visão Futuro e não é mau-cheiroso
  TANQUE DE RAÍZES COMO É?
Fonte: casa eficiente
Os Tanques de Zona de Raízes constituem-se em um leito cultivado, no qual as águas residuárias entram em contato com as raízes de plantas que promovem a liberação de oxigênio e favorecem o desenvolvimento de bactérias que fixam nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo) para a síntese vegetal, proporcionando redução da carga orgânica dos efluentes. Assim, este sistema de tratamento de esgoto doméstico, pode evitar a poluição das águas superficiais e subterrâneas, e possibilitar o reúso de águas, utilizando os efluentes tratados para demandas não potáveis. Além disso, os leitos cultivados construídos são unidades de tratamento que tentam reproduzir sistemas biológicos naturais, dispensam o consumo de energia elétrica, reagentes químicos e equipamentos mecânicos, além de não gerarem odores desagradáveis.
A Figura abaixo destaca um corte transversal de um dos leitos cultivados construídos na Casa Eficiente, onde é possível observar a constituição de suas camadas. Este leito cultivado é composto por camadas de casca de ostra (resíduo da maricultura local), saibro, areia e casca de arroz.
É necessário haver uma limpeza periódica do tanque, com a substituição do substrato, devido à concentração de poluentes e colmatação dos interstícios inter-granulares do leito.
Os tanques foram construídos em concreto impermeabilizado para impedir infiltrações. A espécie vegetal adotada foi o junco Zizanopsis bonariensis brás., uma espécie nativa.
Foram construídos dois tanques independentes: um com 2,00 por 3,20 metros, para os efluentes do vaso sanitário e da pia de cozinha e outro com 2,00 por 4,20 metros, para os efluentes dos demais pontos de utilização. Convém salientar que o dimensionamento de cada tanque depende de características que são específicas de cada projeto, tais como o volume de efluentes produzido e a demanda a ser atendida. Quanto à forma, o tanque ou wetland pode integrar-se estaticamente ao projeto paisagístico, de acordo com a concepção do projetista.
SISTEMA ZONA DE RAÍZES
Pessoal, nosso post saiu na Radio Capivary aqui da cidade de Abadiânia, e para dizer que meu intuito não é fazer forfé, nem denunciar por denunciar, vou começar a falar agora de alternativas, ou melhor, opções, possíveis, baratas e que dão certo, tá legal?

hoje vou citar uma: o tratamento de esgoto feito no Parque de Susan Andrews em Porangaba, SP, onde estive para o curso de Biopsicologia em 2008, Parque Ecológico Visão Futuro é um tratamento desenvolvido e criado , por um ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.
Ou seja: viver de bem com a Natureza é possível, sim, um exemplo dos muitos que temos já hoje no planeta é do:

Parque Ecológico Visão Futuro, Porangaba, SP.
  • ENERGIA ALTERNATIVA

     Um sistema integrado de energia renovável, incluindo-se luz solar (produzido por painéis fotovoltáicos), aquecimento solar de água, e bombas de água ativadas por energia solar e cata-ventos.

  • RECICLAGEM DE LIXO E ÁGUA

     Os resíduos orgânicos da comunidade são reciclados na compostagem para a horta orgânica e a água do esgoto é tratada num sistema biológico de tratamento, a “zona das raízes”, que recicla toda a água usada domesticamente (incluindo dos banheiros) para irrigação.

  • CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

     Os ciclos naturais hidrológicos são restaurados através de numerosos açudes que captam a água da chuva para máxima utilização da mesma. Esses açudes são cercados por plantações de “mata ciliar” para conservar a água...

  • TRATAMENTO BIOLÓGICO DA ÁGUA

     ...e a água é limpa através de um sistema biológico de tratamento.

Vamos lá?

Como funciona? O coco e o xixi das pessoas vão para um lugar específico, na verdade o tal filtro hidropônico que filtra e volta tudo isso pro ambiente em forma de adubo e coisas boas, quer mais?

Muito legal! O preço garanto que não é nem um pouco caro não.

Aqui um trabalho sobre esse tema, o zona de raízes: esgoto no campo 

Como se faz e como funciona o sistema: esgoto domestico zona de raizes

Aqui estudo feito em Goiás sobre o tema:

uma das empresas que instalam e como funciona, benefícios do raízes: verde brasilis 
E se a Prefeitura apoiar seria maravilhoso... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.