Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O dia da fobia 2



Momento de loucura no ar............
tive que ter muito auto-controle para não abrir aquela porta....rsrs
Por incrível que pareça existe uma lista de todos os acidentes relatados em:LISTA DE ACIDENTES AÉREOS
Como prometido continuarei falando do meu dia da "fobia"...rs. 

Na verdade estou usando o termo errôneamente, pois não chega a ser uma fobia, e sim, um excesso de preocupação, ou uma reação que eu tenho e tive à um estímulo que eu vejo como nocivo à minha sobrevivência, estaria mais ligado ao meu instinto de sobrevivência ou à minha hipersensibilidade.
Refiro-me à passarela de pedrestes da Avenida Washington Luís da qual eu tenho verdadeiro horror e na qual eu não passo há mais ou menos uns 5 anos, e se tiver que passar eu pego um táxi para atravessar para o outro lado, e ao post de hoje falando do avião.
A fobia, à grosso modo, já que toquei nesse assunto, implica num  mecanismo torturante, muito similar, como por exemplo: fobia de escuro, de lugar aberto, de lugar fechado, disso ou daquilo, que é um comportamento/reação que na nossa vida está ocupando o lugar de outra coisa, essa outra coisa pode ter sido provavelmente um episódio, uma cena, um trauma, algo na vida da pessoa que foi pesado para ela, um conteúdo que por isso, caiu no "esquecimento" pois ela não "pode" tomar contato com aquilo, tipo assim: o seu ego (aquilo que nós entendemos por nós mesmas, que administra as nossas vidas, a nossa parte consciente), não dá conta daquilo, então por vias ocultas do insconsciente/consciente... de um dia para o outro nós desenvolvemos a fobia : à rato, barata,gato, cachorro, água, ar livre, ar preso, sei lá...à um monte de coisas.
Eu achei um site bem legal e reproduzo aqui a etiologia segundo Freud (psicanálise) da fobia e como está no manual de descrição internacional das doenças...
Fonte: Portal São Francisco

Uma fobia é um medo persistente e irracional que resulta em evitamento consciente do objeto, atividade ou situação específica temidos.
O DSM-IV ( Diagnóstico e Manual Estatístico de Doenças Mentais ) relaciona à fobia social e à fobia específica além da agorafobia.
A fobia social é definida como sendo o medo de humilhação ou desconforto em locais públicos. As fobias sociais incluem o medo de falar em público, comer em restaurantes, realizar apresentações teatrais ou musicais em público, etc.
A fobia social difere da agorafobia pois, nesta última, os pacientes não ficam muito preocupados com a reação de outras pessoas ao seu comportamento.
A fobia social é menos comum que a fobia simples e afeta mais mulheres do que homens. Tende a aparecer na adolescência, mais frequentemente.
As fobias específicas são fobias restritas a situações ou objetos específicos, como certos animais, altura, trovão, escuridão, espaços fechados, visão de sangue, etc. Também as mulheres são mais afetadas.

Etiologia

FATORES PSICANALÍTICOS

Freud levantou a hipótese de que a função primária da ansiedade é avisar o ego de que um impulso inconsciente proibido está exigindo expressão consciente, assim. alertando-o para fortalecer e posicionar suas defesas contra a força instintiva ameaçadora. Freud achava que o transtorno fóbico era consequência de conflitos centralizados em um complexo de Édipo mal resolvido, o poder do ego torna-se, então, suficiente apenas para manter o impulso fora da consciência imediata do indivíduo.

Os mecanismos de defesa utilizados pelos pacientes fóbicos incluem: o deslocamento, isto é, o conflito é deslocado da pessoa para um objeto ou situação aparentemente insignificante que passa a despertar a ansiedade de alerta da pessoa; e o evitamento, ou seja, a pessoa evita o objeto ou situação fóbica.
Eu já vou logo dizendo: tenho horror de qualquer meio de transporte que eu não possa abrir a porta e sair no momento em que eu tenho vontade, traduzindo: metrô, avião, sei lá...submarino, trem, ai que horror.
Mas é lógico que tendo uma grande capacidade de adaptação e tendo trabalhado muitos anos em análise, eu lido numa boa, então vamos lá: eu tenho preferências sobre meios de transporte, são mais ou menos as que a maioria das pessoas têm também, mas suporto tudo isso, mais ou menos na boa.
 Então no dia 4 eu fui fazer o meu check in (despachar a mala pro avião, marcar o meu assento, me apresentar para o vôo), e eu falei pro atendente ao responder sua pergunta: a senhora quer qual lugar no vôo?
Eu disse, deixando a modéstia de lado: eu quero tipo's o melhor lugar do avião (rs).
Ele falou: na janela ou não?
Eu respondí: na janela, longe da asa, o melhor lugar que você tiver aí, você escolhe e dei uma risadinha simpática.
Bem eu estou de parabéns pois tive coragem de dizer> eu quero o melhor lugar do avião!
Ele falou: vou te colocar na 1A.
Eu falei: é bom esse lugar?
Ele falou: é ótimo tem muito mais espaço para as pernas!
Eu disse: então tá! Tá ótimo, muito obrigada! sorrindo, agradecida.

Estaria tudo maravilhoso se esse lugar, realmente espaçoso não fosse exatamente AO LADO da porta do avião, sim, a porta que abre e fecha.
Me recordei de imediato de uma notícia, um fato, que ficou muito tempo na mídia até solucionar, e claro, ninguém inclusive eu, se lembra da solução do caso: aquele vôo da TAM em que alguém tava com uma espécie de bomba ou material explosivo/inflamável, uma parte do avião que se abriu e passageiros que voaram (parece que foi só uma)achei a notícia na WIKI: Brasil - 9 de Julho - Voo TAM 283 - A aeronave partiu de Vitória/ES com destino a São Paulo, capital, com uma escala em São José dos Campos. Na última parte da viagem, uma bomba detonada a bordo do avião abriu um rombo na fuselagem, causando a morte de um passageiro., aquilo me veio, me desculpe gente eu não lembro se tudo isso foi no mesmo vôo ou foram vôos diferentes, eu sei que o meu super amigo na época e eu ficamos indignados e ele lia a "Folha" e ficava puto que um professor de meia-idade estava sendo colocado como o vilão e culpado de toda aquela tragédia, e o que ele mais odiava foi algo que nós fazia rir, mexendo com o nosso humor.
Ele dizia: Olha o que tá na "Folha": no apartamento do professor havia um cinzeiro prata em cima de uma mesa um pouco estranha, não sei quê...ele, esse meu amigo estava puto pq em sua opinião o jornal estava sendo tendencioso, fazendo prevalecer (o que era) uma suspeita na época, sem dar ao suspeito o mesmo direito  afinal como um assalariado iria publicar no jornal uma defesa própria? e a companhia aérea na época sendo bombardeada pelas pessoas... enfim após ouvir as explicações da comissária sobre qualquer pane no avião a minha responsabilidade estando naquela poltrona, e também do meu colega do lado, seria simplesmente: ABRIR A PORTA!! rsrsrs (just in case, em caso de acidente, lógico).


Meu Deus do Céu, a moça dizer isso pra mim, uma pessoa que tudo o que queria era fazer isso só que naquela hora (rsrs).


O pior de tudo: eu vendo ela fechar a porta, aquela moça de uns 23 anos, sozinha puxando aquela baita portona e dando um crek, parecia uma porta de refrigerador grande desses de frigorífico, ou seja, É MUITO FÁCIL ABRIR A PORTA!!!
Juro por Deus, não quero deixar ninguém alarmado, mas tive que me segurar, me controlar durante todo o vôo.
Ok, chegamos e aterrisamos.
Mas tem uma coisa: perto da porta eu não ficarei NUNCA MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.