Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

meus móveis de palete, reciclagem de madeira


Conjnto dos bancos e da mesa feitos com madeira de palete!Sala da minha casa atual.




paletes na loja
REAPROVEITANDO O QUE SERIA UM LIXO OU MADEIRA PARA QUEIMA EM CERÂMICA
A TAL "PALETE"
*RECICLAGEM*

foto da net paletes e tamanhos

1o passo:
Simplesmente assim: O senhor/a pode me dar?
pedir as paletes para o dono/a da loja,  na boa? De graça.

Gente descobrí que essa esteira de madeira se chama "palete" graças à minha amiga blogueira Fernanda Sampaio, do blog Mãe e Muito Mais . Vivendo em Abadiânia, Go, com pouca grana, a Maria que morava comigo, uma portuguesa mestra em arte em reciclados (presépios com ovos e espigas, pneus como mesas, etc e tal) falou para mim: "Daniela nessa casa não tem nada, nem mesa, nem banco, precisamos de bancos!).

O que eu fiz?

Passando na frente de uma madereira (Casa dos Tijolos) eu ví (hoje eu sei que chama) paletes - aquelas esteiras de madeira para colocar sacos de cimento, azulejos, etc, para não tocarem o chão diretamente -. Eu olhei praquilo e pedí para a dona da loja ela me deu uns 4.

Pensei: o Seu Zé (pedreiro que trabalha em frente da minha casa fazendo tijolos) pode fazer uns móveis pra mim com isso!

mandei fazer uma capinha pro banco com macela dentro, essa macela eu peguei de uma árvore de macela que estava jogada na rua, ou seja, era lixo, eu tirei os raminhos e coloquei numa sacola, levei para a costureira, comprei o tecido (6.00reais) e pedí para ela fazer (8,00 reais). Total da almofada: 14 reais
 Aí estão...com um detalhe ele fez tudo num só dia e eu paguei o valor de um dia de traalho dele (60 reais) no mês seguinte. Gente boa o Seu Zé!
E a Maria nem mora mais comigo....já tá indo de volta pra Portugal.
bancada/estante para uso na cozinha ou no hall
esses bancos aguentam um peso grande, a madeira é boa e iria para o lixo ou para o fogo
 BANCADA 
AINDA ESTOU TERMINANDO DE PINTAR
eu havia pedido para o Seu Zé por favor faça para nós uma estante para colocar as coisas da cozinha, ele fez essa bancada eu adorei, pôxa super criativo e prática
Por enquanto é isso, pessoal, apresento minhas idéias em palete, porém farei um 2o post com o mesmo tema com a bancada pintada e outras idéias de palete, tá legal?

Custo total do projeto móveis de palete>

    
  • transporte da palete até  aminha casa (carroceiro) 7,00 reais
  • custo do trabalho por dia do Seu Zé 60,00 reais
 COMPLEMENTOS
  •  Almofada para o banco feita com recheio de macela : 8 reais/costureira + 6,00 reais/tecido.  
  • 
  • Pintura dos móveis com tinta PVA (ainda não concluída).

7 comentários:

  1. Já?! Foi tão rápido!
    Descobriste a pólvora, Dani. Agora ninguém te segura, rsss....
    Onde estava uma sala despida está agora uma mesa, e bancos para sentar, não é o máximo?! A baixo custo, reciclando, aproveitando mão de obra local...tudo maravilhoso!
    Posso dar ainda uma outra sugestão? Se fosse a ti, eu lixava os bancos e mesa, com uma lixa e depois pintava, ou passava um verniz baço. Faz tu mesmo isso, Dani! É fácil, e trabalho leve, e no final vais adorar olhar e saber que foste tu que fizeste.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fernanda é isso aí, agora é o passo da pintura, me diz o que é verniz "baço" é o verniz normal que deixa a madeira mais escura? Sim querida hoje mesmo ganhei mais dois paletes que serão uma cama de solteiro para o quarto de hóspedes, vou pintar, arrumar, e depois eu posto.
    É ótimo gastar pouco e fazer muito. Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  3. Dani, existe verniz com brilho, e o baço, sem brilho. Gosto mais deste último, porque a madeira parece mais natural, parece encerada ( com cera).

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Daniela, a proposta é excelente, parabéns. Gostei da atitude e do resultado. As peças ficaram um charme rustico bem interessante. Esse é o caminho.

    Beijos,

    Cris Turek

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus é a 4a vez que eu escrevo essa resposta. BAHHHAHAHAHAHAHA estou aqui no computador de um telecentro público, arrggghhhtrttttt.
    Fernanda: valeu esse verniz eu curto é bem m elhor que o com brilho, obrigada pela exlicação, concordo, tua idéia é ótima daria um tom chic á composição inclusive.
    A bancada eu decidi pintar toda de azul cerúleo(tinta pva) mesmo com umas flores ou lixadas, vamos ver a minha inspiração.
    A palete aí foi modificada por um pedreiro é bom que se diga e anexou o uso de toras, á meu pedido pois eu adoro móveis feitos de toras de madeira!!!
    Contei com uma costureira pois não tenho máquina em casa, mas claro que poderia ter feito a almofada eu mesma. É só o começo da produção como tu bem disse, descobrí a pólvora a hahahahaahahahahhahahahahaha beijinhos, dani

    ResponderExcluir
  6. Cris
    Blog Vila dos artesões!
    A última foto eu achei bem legal. Muito obrigada pelas suas dicas sobre a pintura a fazer!
    Sim, rústico ficou legal, lembra casa de sítio.

    A minha idéia é pintar a mesa e os bancos *em cima* de branco umas 4 demãos e lixar nas pontas, os pés pretendo deixar normais e passar um pouco do verniz baço como sugeriu a Fernanda Sampaio do blog Mãe e Muito Mais.

    Foi um trabalho de um pedreiro que reformou a palete, tirando os pregos e pregando de novo, coisa pra macho (tem que ter força).

    E da costureira, que eu bem poderia ter feito, porém ela tem mÁQUINa E EU achei melhor.

    Vou postar ainda o mancebo, cabide de madeira de demolição e outras idéias, mas tenho que dar o acabamento em tudo ainda.

    Sou sua seguidora, beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!

    Você gosta de contar suas históris? Eu tb! (rs)
    Gostei muito do seu espaço, viu? E de você tb!
    Se desejar conhecer o meu, fique à vontade!
    Namastê!

    http://nadja-cacarecos.blogspot.com.br/

    Bjksss

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.