Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Para todos os gatos e alguns cachorros

CAPIM-LIMÃO
É
CAPIM-SANTO
ALERTA:
É DIFERENTE DE CITRONELA OS GATOS ODEIAM A CITRONELA !! CUIDADO AO COMPRAR, POIS A CITRONELA É TÓXICA PARA FELINOS, PESSOAL!

Não há coisa melhor para gatos, gatas enfim felinos que ter por perto CAPIM-LIMÃO, você pode achar fresco em feiras-livres.
Eles comem, mastigam, nos muitos anos em que tive gatos em casa, eles apanhavam do canteiro com o talo da touceira mesmo e ficavam mascando deliciosamente desde a "raiz" (o talo), e isso os ajuda na digestão enormemente além de fazê-los vomitar de maneira mais tranquila aquelas bolas de pêlos que eles mesmo engolem quando se lavam.
Na feira vendem somente as folhas, muitas vezes, mas não há problema algum, são maravilhosas!
São bons para saúde com várias indicações como antissépticos, bactericidas, etc e tal (detalhes abaixo)!
ELES AGRADECERÃO MUITO!!!

Nome Científico: Cymbopogon citratus
Família: Gramineae (Poaceae)
Características Morfológicas: Erva com folhas longas e estreitas, aromática. Formando touceiras.
Origem: Regiões tropicais da Ásia (Índia).
Ocorrência Natural: Clima tropical.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis). É conhecido também por capim-cheiroso, capim-santo, capim-cidró, chá-de-estrada, grama-cidreira, capim-citronela, entre outros.

Essa erva contém óleo essencial citral e, por isso, tem grande utilização aromática e medicinal. As folhas, quando amassadas, têm cheiro forte de limão. O seu chá possui aroma e sabor agradáveis e tem ação calmante, além de aliviar o quadro de espasmos suaves.

O capim-cidreira possui ainda princípios ativos (baixa dosagem) de ações analgésicas e antimicrobianas. O chá também é usado para aliviar pequenas cólicas uterinas e intestinais, bem como o tratamento do nervosismo e estados de intranqüilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.