Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O livro da minha vida...

A sabedoria de Sri Aurobindo 
seleção de escritos
 Editora Shakti


Há uns anos "atrás" (final de 2007) eu montei um brechó na minha antiga casa (alugada) chamado "Brechó Liberdade", e um conhecido meu, tinha várias roupas da falecida mãe dele além de muitos e muitos livros (cerca de uns 800), bem, toda essa mercadoria foi para o brechó eu juntando com as minhas coisas (roupas e alguns livros) aquele brechó durou um pequeno período.
Nessa história eu me interessei por alguns livros dele e comprei.
Um deles que eu comprei pela energia (só dei uma olhadinha no prefácio, sumário) mas comprei por pura curiosidade, foi "A sabedoria de Sri Aurobindo", por que eu comprei? Além da energia ser boa, eu tinha tido por um tempo em casa, um óleo essencial (Auroshika) importado do ashram dele que eu comprei num centro de budismo.

O livro 
 
Deixei lá na minha casa até...digamos assim, ter coragem de ler (aquela energia,aquela reunião de forças que nos move para uma tarefa), mas eu jamais leria esse livro ou qualquer outro por obrigação.
Olha eu sei que no final das contas, eu fiquei muito fã dele!
Pois bem, eu alguns meses depois de comprar eu lí um capítulo desse livro e simplesmente: A-DO-REI.
Um ou dois dias depois que iniciei segue a história (uma história de Dani e suas histórias....):

Uma experiência extra-ordinária...supradimensional, etc, ou chame como queira
Local: Habib's Avenida Liberdade esquina com a Rua São Joaquim

NO PLANETA TERRA
ESTAMOS NUM MUNDO DE APARÊNCIAS
AS APARÊNCIAS ENGANAM

Bem, eu parei no Habib's da avenida liberdade para comer uma esfiha, paguei e peguei o ticket que tem um número pelo qual você é chamada para pegar o pedido, pois eu aguardava no balcão a chamada do meu pedido, e a moça fala um número eu olhei no papel se era o meu.

Nisso chega vindo da direita daquele balcão de entrega, vindo do grande salão,  uma mulher que era ninguém mais, ninguém menos que: O SRI AUROBINDO EM FORMA DE MULHER!!!!!!!!!!!!!!!
Isso mesmo!! Ele, desse jeitinho que tá nessa foto aí em cima, mesma carinha, corpinho robusto como esse, porém cabelo branco mais comprido, e um vestido, pessoalzinho era a forma de uma mulher, uma idosa, com seios, naturalmente.

Uma mulher idosa que quando eu olhei para ela, ela tava com a boca aberta e eu ví os dentes, e os dentes estavam muito mal tratados (eu diria que eu quase pensei, porque eu não pensei, mas a minha impressão foi: nossa que mulher feia/dentes feios,ou maltratados, quase assustadores para dizer a verdade).
Eu não mechí um músculo da face só olhei para ela e pensei naqueles dentes...o que tá descrito aí em cima.

Nisso, aquela mulher idosa entrega o ticket para a moça do balcão, com postura decidida, e com um grande sorriso receptivo, ela fala para mim (sem nenhuma ironia, mas sorrindo alegremente) pegando o pacote de esfihas dela, e olhando para mim: ELAS VIERAM DO MESMO LUGAR (se referindo às esfihas, mas para mim ficou bem claro, ela dizia de nós, "humanas", era para que eu não me ligasse no mundo das aparências, algo que eu sempre soube, mas não deixou de ser um lembrete).

Quando eu ouví aquilo eu tive uma certeza: aquela mulher era o Sri Aurobindo e aquilo havia sido um presente Divino para mim.

Eu não lí o livro dele inteiro ainda, apenas um ou outro capítulo (é um livro DENSO) o mais importante para mim foi o que fala do caminho das provas, todo mundo que está aqui vive.Mas eu pego ele de vez em quando para ler alguma coisa.

UM ENVIADO MISERICORDIOSO
Obrigada por existir!


Eu sendo agradecida e gostando dos escritos dele, ele escreve de uma maneira acessível eu comecei a procurar no youtube para colocar um vídeo dele no meu (antigo) orkut (não tenho mais), eu gostei desse e o lugar que aparece também é AUROVILLE.
 


Nesses tempos onde todo mundo procura um mestre e não sei quê eu posso dizer: ele eu recomendo.
Ele é sem dúvida um grande MESTRE e esse livro é resumo de seus escritos eu recomendo fortemente.
Me ajudou e sempre ajuda. Conta também um pouquinho da vida dele, não vou colocar para não me estender.

Procurando na net uma foto da capa desse livro dele eu não achei nenhuma, mas eu ví um blog muito do legal sobre a cidade do ashram dele:
 Mira , também uma enviada, mulher dele e "Mãe"


e a AUROVILLE:


  são na India.
 Hoje eu ví esse vídeo aqui:

O resumo do livro dele eu também achei com o pdf, o livro acho que só em sebos. Vale a pena eu nunca me desfiz desse livro.

Pegue o e-book nesse link embaixo:

Sabedoria de Sri Aurobindo (Seleção de seus escritos)


O ensinamento de Sri Aurobindo origina-se daquele dos antigos sábios da índia, no qual, por trás das aparências do universo, existe a Realidade de um Ser e Consciência, um Eu de todas as coisas, uno e eterno. Todos os seres estão unidos àquele único Eu e Espírito, mas divididos por uma certa separatividade de consciência, uma ignorância de seu verdadeiro Eu e Realidade na mente, vida e corpo. É possível, por uma certa disciplina psicológica, remover este véu de consciência separativa e tornar-se consciente do verdadeiro Eu, a Divindade dentro de nós. O ensinamento de Sri Aurobindo declara que este único Ser e Consciência está envolvido aqui na Matéria. Evolução é o método pelo qual Ele se liberta; a consciência surge no que parece inconsciente, e uma vez tendo aparecido, é auto impelida para se elevar cada vez mais alto e ao mesmo tempo ampliar-se e desenvolver-se para atingir uma perfeição cada vez maior. A vida é o primeiro passo desta libertação de consciência; a mente é o segundo. Mas a evolução não termina com a mente; ela espera uma libertação em algo maior, uma consciência que é espiritual e supramental. O próximo passo da evolução deve ser em direção ao desenvolvimento da Supermente e Espírito como o poder dominante do ser consciente. Só então a Divindade envolvida nas coisas libertar-se-á inteiramente e será possível à vida manifestar perfeição.
Mas enquanto os passos precedentes na vida vegetal e animal eram tomados pela Natureza sem a vontade consciente, no homem, a Natureza torna-se capaz de evolver por uma vontade consciente no instrumento. Não é, contudo, pela vontade mental no homem que isso pode ser inteiramente feito, porque a mente só alcança um certo ponto e depois disso pode apenas se mover em círculos. Deve ser feita uma conversão, uma mudança de direção de consciência, peIa qual a mente tenha que se transformar no princípio mais alto. Este método é para ser encontrado através da antiga disciplina e prática psicológica de Yoga. No passado, isso foi tentado por um afastamento do mundo e um desaparecimento nas alturas do Eu ou Espírito. Sri Aurobindo ensina que é possível uma descida do princípio mais alto, que não meramente libertará o Eu espiritual além do mundo, mas o libertará no mundo, substituindo a ignorância da mente, ou seu mui limitado conhecimento, pela Verdade-Consciência supramental, que será um instrumento adequado do Eu interior e possibilitará ao ser humano se encontrar, tanto dinâmica como interiormente e excedendo sua humanidade ainda animal, florescer em uma raça mais divina. A disciplina psicológica do Yoga pode ser usada para este fim, pela abertura de todas as partes do ser a uma conversão ou transformação, através da descida e trabalho do mais alto princípio supramental ainda veIado.
Isso, contudo, não pode ser feito de uma vez ou em pouco tempo ou por qualquer transformação rápida ou miraculosa. Muitos passos devem ser dados por aquele que busca, antes que a descida supramental seja possível. O homem vive a maior parte do tempo em sua mente, vida e corpo de superfície, mas existe um ser interior dentro dele com maiores possibilidades, para o qual ele tem que despertar - porque é apenas uma influência muito restrita deste ser interior que ele recebe agora e é ela que o impele a uma constante busca de beleza, poder e conhecimento. O primeiro processo do Yoga é, portanto, abrir as dimensões deste ser interior e viver de lá para fora, governando sua vida exterior por uma luz e força interiores. Assim fazendo, ele descobre em si sua verdadeira alma, que não é esta mistura exterior de elementos mentais, vitais e físicos, mas algo da Realidade por trás deles, uma faísca do único Fogo Divino. Ele tem que aprender a viver em sua alma e purificar e orientar, por seu impulso em direção à Verdade, o resto da natureza. Pode-se seguir posteriormente uma abertura para cima e uma descida do princípio mais alto do Ser. Mas mesmo então, não é imediatamente a plena Luz e Força supramentais. Pois há várias gradações de consciência entre a mente humana comum e a Verdade-Consciência supramental. Estas gradações interferentes têm que ser abertas e seu poder trazido para baixo, para dentro da mente, vida e corpo. Somente depois é que o pleno poder da Verdade-Consciência pode trabalhar na natureza. O processo desta auto-disciplina ou Sadhana é portanto longo e difícil, mas mesmo um pouco disso significa ganhar muito, porque torna mais possível a libertação e perfeição últimas.
Há muitas coisas pertencentes a sistemas mais antigos que são necessárias no caminho: uma abertura da mente para uma ampliação maior e em direção ao sentido do Eu e do Infinito, uma emergência para dentro do que foi chamado a consciência cósmica, domínio dos desejos e paixões. Um ascetismo exterior não é essencial, mas a conquista do desejo, apego e um controle sobre o corpo e suas necessidades, ambições e instintos são indispensáveis. Há uma combinação dos princípios de antigos sistemas: o caminho do conhecimento através do discernimento entre a Realidade e a aparência, o caminho da devoção, amor e entrega e o caminho dos trabalhos, desviando a vontade de motivos de interesse próprio, voltando-se para a Verdade e o serviço de uma Realidade maior que o ego. Pois o ser inteiro tem que ser treinado para que possa responder e ser transformado quando a estas Luz e Força maiores for possível trabalhar na natureza.
Nesta disciplina, a inspiração do Mestre, e nos estágios difíceis, seu controle e sua presença, são indispensáveis - pois, de outro modo, seria impossível atravessá-la sem muito tropeço e erro, que impediriam toda chance de sucesso. O Mestre é aquele que se elevou a uma consciência e ser mais altos e é freqüentemente considerado como sua manifestação ou representante. Ele não apenas ajuda por seu ensinamento e, mais ainda, por sua influência e exemplo, como também por um poder de comunicar sua própria experiência aos outros.
Este é o ensinamento e método de prática de Sri Aurobindo. Não é seu objetivo desenvolver nenhuma religião ou amalgamar religiões mais antigas ou fundar alguma nova religião - pois qualquer destas coisas desviariam de seu propósito central. O único objetivo do seu Yoga é um autodesenvolvimento interior pelo qual cada um que o seguir possa, com o tempo, descobrir o único Eu em tudo e evolver uma consciência mais alta que a mental, uma consciência espiritual e supramental, que transformará e divinizará a natureza humana.



2 comentários:

  1. Dani, vejo o porquê do seu interesse na astrologia; na minha opinião a Astronomia, como ciência, tem acompanhado as mudanças dos planetas, das estrelas, etc, mas a astrologia ficou parada no tempo. Ora sendo os planetas o objecto da astrologia, isso não faz sentido.
    Veremos o que vai acontecer, porque desde 1930 que a União astronómica internacional reconhece a constelação de Ophiucus.

    Não conhecia esse mestre; por vezes vivemos experiências bizarras, e só nós sabemos o quão verdadeiras são. Já me aconteceu ;)

    ResponderExcluir
  2. Fernanda obrigada por vir aqui! Astrologia começou com a Astronomia, mas ambas tomaram caminhos diferentes...acho que muita coisa vai mudar, mas a astrologia se comprova na observações de fatos, previsões (para os atrólogos sérios, não é uma enganação).
    O Sri Aurobindo é muito bom. Beijos, Dani

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.