Páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Misoginia 3 - Comportamentos e reações associados à isso

Misoginia III
A calamidade


controle é diferente de amor
crítica é sempre destrutiva
Bem, como um post que pretende ser conclusivo sobre o assunto, eu vou falar um pouco sobre as causas da misoginia nos homens, e as implicações numa criança e numa mulher (a esposa) que se vê às voltas num relacionamento desses.

Como as pessoas são singulares, e cada uma é de um jeito, fica complicado generalizar, portanto eu vou falar sobre as reações mais comuns, e frequentes.

ELE MUDOU COMPLETAMENTE...
Procure auxílio não se isole nunca se deixe levar!

Devo dizer que o grande problema para a mulher é que a princípio aquele homem se mostra apaixonado, carinhoso, compreensivo, um amor de pessoa, apenas alguns meses depois do casamento consumado ele inicia o comportamento misógino, isso dá a medida de que ele sabe que é misógino, que tem algo que poderá ser rejeitado (o comportamento controlador, extremamente possessivo e ciumento, o comportamento destruidor), então ele omite isso.

Portanto: a mulher se casa achando que se casou com uma pessoa, e vai percebendo que não era bem assim. Ou seja uma grande decepção.

CRUELDADE UMA PATOLOGIA GRAVE NÃO DESCRITA NO CÓDIGO DE DOENÇAS

Outra coisa grave a misoginia é, como eu já disse, uma patologia gravíssima, um transtorno similar ao antigo "desvio de conduta" e que não está descrita ou catalogada em nenhum CID (código internacional de doenças), vejo isso como um reflexo da hipocrisia e uma espécie de "ridícula" lei do silêncio, porque causa danos enormes à saúde da mulher, e até,  à saúde do homem.

COMPORTAMENTO DO HOMEM MISÓGINO
em relação à mulher
quer ter controle excessivo da vida da mulher (onde vai, com quem, quem telefonou?que roupa está usando)
não tenha amigas (isolamento da mulher de seu contato social) 
afastamento da família
hiper-crítica (comportamento de crítica excessiva)
traços perversos no comportamento (inventa mentiras sobre a própria mulher ou quem ele quer prejudicar)
menosprezo de opiniões da mulher 
há ameaças, gritos, comportamento explosivo e intempestivo ao ser desagrado ou contrariado
ele culpa a  mulher pelo relacionamento não estar dando certo (tudo o que estaria errado)
intimidação: você começa a pisar em ovos para falar com ele
palavras de baixo calão normalmente com a mulher e sobre a mulher (vagabunda, etc)
violência psicólogica que é até pior do que a física muitas vezes constante

Em alguns casos some-se à isso>
alcoolismo
drogas
violência física severa

Quadros associados na mulher

detona a saúde, detona o ego
vai detonando a auto-estima da mulher
sintomas psicossomáticos
aumento da ansiedade
depressão
transtornos vagos, crônicos e repetitivos
quadros graves psiquiátricos, a mulher vai perdendo a identidade dentro da imersão de um relacionamento desses por longo período
problemas na alimentação, com álcool e drogas

Bem, quanto às crianças que tiveram pai misógino e sofreram a violência desse modo tão ameaçador e punitivo, elas em geral devem passar por tratamentos longos para a recuperação de sua saúde completa.

SEJA UMA MULHER ATENTA

A mulher atenta que está no eixo, desconfia desse comportamento da mudança brusca e procura ajuda, não entra nesses jogos que à princípio parecem de preocupação excessiva porém são simples controle e ameaçadores. Porém, devo dizer a mulher que tem uma implicação com o quadro de misoginia, seja pela cultura ou outro fator ela acaba dando razão ao homem, concordando até perceber que entrou num grande relacionamento destrutivo, e perigoso. 

Como surge um misógino?
como a violência se perpetua contra o feminino...

Pode começar por: a violência de um homem para com um menino, uma criança.
Pode surgir de um trauma proposital (com violência, tortura até) aplicado pelo próprio pai, também misógino, na infância,onde o menino a duras penas "aprendeu" que se relacionar com mulher era perigoso, ruim, inverteu uma energia causando um bloqueio, e o pior um quadro de ódio e controle podendo levando a mulher do sofrimento ao suicídio. Desse episódio, que desencadeou o quadro os homens tem parca lembrança porque ao se sentirem indentificados com o pai (o modelo de identificação para um filho homem), eles o defendem e protegem a todo custo, mesmo percebendo que esse comportamento misógino não condiz com seu padrão normal, um conflito.
O homem misógino é sadico, CRUEL ele não tem contato com o AFETO, é superficial.
Ele vive um conflito mas que é muito profundo e só entra em contato quem tem mais consciência, esse conflito é odiar - amar, uma mulher.

Tratamentos existem, mas há resistência da parte deles, cura apenas em alguns casos pela gravidade da patologia. Aliás, coisa muito injusta que a maioria deles não se trata,e  há mulheres que passam a vida se tratando em decorrência do convívio com um misógino. É grave.








8 comentários:

  1. Oi Dani,
    Passei no seu blog, e gostaria de deixar um breve comentário!!
    Covivi 8 anos com uma dicto e misógino, um homem muito cruel. Sua crueldade era tamanha q um dia me questionei oi q de tão ruim eu poderia ter feito no meu relacionamento para ele me odiar;
    Ele gritava, me insultava, me desprezava, humilhava e batia.
    Uma vez pedi para ele comprar um biscoito de 1,50 e ele disse q não me daria pois eu gasatva mito.
    Dani ele nunca me deu um presente, eu era independente finaceira e cheguei inclusive a abrir uma empresa para ele trabalhar.
    Perdi meu emprego, vendi meu carro, minha mãe sofreu um avc, meu pai faleceu de cancer e meu cachorro de diabetes, isso tudo em 1 ano, e se vc acredita nem no enterro do meu pai foi.
    Enfim deixo meu testemunho aqui, para q outras mulheres percebam o q passei e como está sendo dificil superar tanto sofrimento.
    Para quem ainda tem uma chance, não arrisquem, pois o preço para se voltar é muito alto.

    ResponderExcluir
  2. tambem vivi com um por 4 meses e ó achava ele estranho, eu era a mulher perfeita, a melhor ue ele teve dizi ele, logo começou a buscar outras na net, e ainda me contava que adicionava elas para brincar com elas em webcam porque nao gostava delas .mas com o tempo eu ja fui ficando pra tras se metia em confusao com as amiguinhas e a culpa era minha e ai tudo começou, qualquer um era melhor do que eu , dai começou a me da motivos para terminar om ele, no começo chorava, e implorava pra mim nao deixar ele, depois aceitou e começou a dizer que gostava de mim como a mae dele,que queria ser livre , viver a vida, mas era o cara mais crinhoso que j conheci e encantador, depois que nos separamos virei a melhor amiga aquela dos momentos dificeis , amparar em velório de pai, depois acaba ma caama dele fazendo as vontades dele,e ainda hoje faz questao de me esfregar na cara que esta com outra, mas ainda me convida para fazer sexo com ele sem compromisso,a noite quando fica sozinho quer conversar comigo por celular ou por mensagens fora que ainda tc com ele no msn direto,será falta de amor próprio meu?

    ResponderExcluir
  3. Gente me desculpem por demorar tanto para responder, o problema é que eu não acho na configuração onde eu posso autorizar ou receber um e-mail de mensagens do blog.

    Para a primeira: pôxa tudo o que você teve que passar para se sentir amada, ou se amar, não?
    Que bom que você hoje tem essa consciência, pois não irá cair em outra armadilha do destino.
    Os misóginos são hábeis manipuladores e fascinantes, tudo o que é fascinante tem um preço alto na vida da gente, portanto temos que nos ligar (é fascinante? mmmm liga o freio , porque o final da história não será bom) isso porque o fascinoso leva à fantasia sem fim.
    A realidade por mais que seja dura é o melhor, e qual era ou é a realidade: são homens que se unem à mulheres para dizer que elas nunca serão suficientes, nem aprovadas, nem boas parceiras (etc e tal) , porém lidando com a manipulação no momento seguinte, para o sexo ah tudo bem...então é possível conviver com tamanha manipulação. Sair disso é o melhor e investir num auto-conhecimento.
    Procurar não se iludir e encontrar um parceiro amigável.

    Segunda reposta: O pior de tudo é que eles quase sempre atraem as mulheres perfeitas (rsrs) que vão realizar os seus desejos, por que? Porque são fascinantes, hábeis manipuladores, e mesmo teatrais, convencendo qualquer um de qualquer coisa. Porém você como mulher que conviveu com ele, sabe desses furos, ou conhece melhor a personalidade dele (ou o transtorno da personalidade dele) e pode lidar muito melhor, simplesmente se amando, respondendo com evazivas ou laconicamente (sim, não, talvez) sem dar explicações melosas, ou JUSTIFICATIVAS, não caia nessa. Sim acredito que não seja só falta de amor próprio mas você ainda não tem consciência da roubada que esse relacionamento pode ser na sua vida. Insistindo em acreditar que ele gosta mesmo de você, ele te pega pela questão de ego, o seu ego gosta de ser chamada no msn, se ser procurada de noite e você até se desdobra para ser na cama o que ele quer. Procure se interessar por outras coisas e pessoas, desinvestindo toda essa energia muito pesada nele. Comece pelo começo saindo de casa, convivendo com outras pessoas. Tenho fé que você merece um relacionamento muito melhor!!! Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  4. Dani,
    Muito legal sua abordagem....
    O mais terrível que um misógino pode fazer é dilacerar a personalidade das suas filhas.
    Eu digo isso porque me submeti durante vinte anos a um relacionamento extremamente abusivo e hoje tenho filhas muito doente psiquicamente e um filho dependente quimico.
    Pensei que manter esse relacionamento era a melhor coisa para os meus filhos, mas na verdade foi extremamente destrutivo para mim e para eles.
    Vale como alerta pessoal! Um homem desses faz mal não só para você, mas para sua família inteira. Não deixe seu lar ser destruído por um homem violento.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, confesso que sofrí (rsrs). Sabe eu acho legal as pessoas terem informação! A misoginia pode acontecer/surgir (etiologia) a partir da violência em um lar de familiares, e é o que mais acontece (a causa mais comum) uma violência macabra e perversa (que se faz pelo prazer de ver o outro sofrer) e é cruel.
    Eu tenho misoginia em família - pai, irmãos e tios - é duro e não dá para conviver. A misoginia implica numa série de comportamentos que acabam com qualquer possibilidade de vínculo afetivo: agressões verbais e físicas, detonam você e a sua imagem publicamente ou para pessoas próximas através de mentiras, é algo fora da realidade, mas os misóginos em geral, por não terem contato com o sentimento/afeto são pessoas que se dão bem em outras áreas como a financeira, então são respeitados socialmente. São casados em geral com mulheres para dar certo: perversas (cruéis, muito ambiciosas). Sobre os seus filhos> acredito que tem conserto sim. Trate-os com amor e providencie tratamento para eles. Se você precisar de mim, me manda um e-mail. Obrigada por ter vindo aqui, beijinhos, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em tempo> os misóginos PODEM SER casados com mulheres cruéis e muito ambiciosas,mas isso não é geral.

      Excluir
  6. oi , estou convivendo com um misógino, ele era um principe encantado no inicio da relação, do tipo q abre a porta do carro, dizia q o sonho dele era q eu viesse morar com ele, assim q pisei na casa dele , mudou da agua para o vinho, agride o meu psicologico. estou querendo deixa lo mas sinto pena, como devo proseder?

    ResponderExcluir
  7. Olá, tente ouvir a voz do seu coração (sobre como proceder), mas se está difícel procure ajuda especializada (há serviços gratuitos inclusive nas faculdades de psicologia). O que vc está me dizendo é que ele está te pegando pela "pena" e isso não é uma boa para um relacionamento você ficar com a pessoa por "dó, pena". Fica complicado eu dizer como vc deve proceder até porque naun tenho dados suficientes nem nos conhecemos pessoalmente,percebe?
    Mas o que eu posso te dizer é que> você deve pensar primeiro em você, veja abrir mão de você mesma ficando num relacionamento violento e agressivo psicologicamente e ainda tendo dó dessa pessoa,faz a gente pensar que você se sente identificada com a pessoa que te agride, inclusive nisso, então é como se você estivesse dando razão à ela...talvez pelo ´que vc conta do início do relacionamento é que isso acontece.
    Procure se DISTANCIAR AFETIVAMENTE dessa pessoa, que no momento seguinte você irá conseguir com certeza tomar uma atitude, as coisas não precisam ser "DJÁ".
    Procure nesse momento se PRESERVAR das agressões dele, investir em você, e ir se distanciando:ele é ele,você é você.
    Boa Sorte, Dani

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.