Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DÁ PRA TOMAR UMA KAISER ANTES? Psicopatia * Misoginia * Perversão

PSICOPATIA * MISOGINIA * PERVERSÃO



QUANDO ONDE COMO SÃO COMO LIDAR COMO PERCEBER
Esse meu texto tem um caráter preventivo e informativo  quem tem acesso pode escolher melhor, lidar melhor

Oi pessoal é que o assunto hoje é de lascar, por isso essa chamada da "kaiser" muito bem humorada para lidar com um assunto cruel e que dói muito em quem tem afeto. Vamos abordar tanto traços psicopáticos quanto a psicopatia em sí, como prometido por mim em posts anteriores, escrever sobre esse assunto demanda um maior foco e objetividade e nem sempre estou pronta para isso. Vamos lá...
O psicopata não é  apenas o médico-monstro ou o estuprador-assassino, ele pode ser da sua família, do seu lar, o seu vizinho ou a sua vizinha (o padeiro, o advogado, o pedagogo, o psiquiatra, o juiz, promotor, procurador, desembargador, o ministro, secretário e até o presidente, ele pode ser qualquer pessoa do sexo masculino em maioria e em minoria do sexo feminino).

Como distinguir

Atualização em 27/01/2015: há um teste criado pelo psicólogo canadense Robert Hare> 

Fonte>Diferença entre sociopata e psicopata

PSICOPATÔMETRO
Especialistas usam teste específico para identificar psicopatas
Você está desconfiado de que aquele colega de escola maldoso ou seu irmãozinho destruidor de brinquedos possa ser um psicopata? Pois existe um teste para descobrir isso: é a chamada Escala Hare PCL-R. Criada pelo psicólogo canadense Robert Hare, em 1991, trata-se de um checklist de 20 itens, que englobam as principais características de um psicopata, como tendência a mentir e falta de culpa ou remorso. A avaliação, que só pode ser feita por psicólogos ou psiquiatras, também considera o histórico familiar e pessoal. De acordo com os especialistas, o teste é uma grande arma contra a criminalidade, pois pode revelar, por exemplo, se um bandido tende a continuar praticando crimes ou se foi só um vacilo isolado.
************************************************************************************************
  • se tornam atores e atrizes, escondem, simulam, mentem com extrema destreza, usam e abusam disso para inspirar a condescendência, a cumplicidade e a piedade alheia (ah, vamos ter dó dele/a, vai).
  • CONVENCEM, fascinam as pessoas, exercem influência, em minha opinião  muitos são inclusive magos negros (que usam a força para o mal).
  • possuem um narcisismo que facilmente se percebe,  o narcisismo seria um gostar de sí mesmo exagerado que impede a pessoa de se relacionar e ter compaixão pelo outro (todo mundo tem a sua fase narcísica na infância, e ela é iindispensável de ser vivida para sermos adultos saudáveis, mas ela passa, e no psicopata isso ficou fixado, na verdade o problema é quando o narcisismo se torna patológico) , costumam se gabar do que tem, adquiriram ou dos filhos que fizeram, logicamente que para a sociedade porque em casa com os filhos só violência ou abuso a não ser que um dos filhos feche com ele, a não ser que um dos filhos se identifique com ele ou faça o jogo dele
  • nem pense que terão piedade de você, eles são cruéis e querem realizar os seus objetivos, a não ser que você seja um ponte para a conquista deles:status, reconhecimento social, ou até mesmo um retorno público como medalhas, troféus, certificados, pós-graduações, doutorados e o caramba a quatro.
  • são extremamente inteligentes pois não tem afeto,  sabem disso e usam a inteligência à seu favor, não tem sentimento, não tem link com o sentir então fica muito mais fácil pensar e raciocinar , pois eles não vivem conflitos internos nem sentem culpa, sendo altamente inteligentes, se você conhece alguém assim, que tira notas boas, o máximo, rendimento hiper legal, fica esperto! 
  • são violentos, podendo bater em crianças até elas morrerem, ou em suas mulheres ou qualquer pessoa que toque num ponto nevrálgico para eles
  • exigem submissão
  • "há os psicopatas do tipo sádico, que são os mais perigosos. Eles não somente buscam a própria satisfação como querem prejudicar outras pessoas, sentem felicidade com a dor alheia", como lembra Robert   Hare um especialista no assunto. apresentam comportamento explosivo, imprevisibilidade, tendo crises de  raiva sem motivo aparente conexo, a famosa "tempestade em copo d'água", em geral por algo muito pequeno se mostram os piores monstros.
  • do seu círculo de amigos fazem parte pessoas com patologia similar e/ou que reforçam os traços doentios que ele já tem.

Psicopatia e pedofilia
  • É muito triste mas em geral o pai psicopata abusa sexualmente de seus filhos obrigando-os/as a masturbá-lo entre outras coisas sob violenta ameaça e intimidação . Por que tanta maldade? Tanta crueldade?
  • O prazer deles é ACABAR , DESTRUIR A INFÂNCIA DE SEUS FILHOS OU DOS  FILHOS DOS OUTROS (quando pedófilo), não deixando a menor margem para acreditar no ser humano e na vida, uma vida saudável que quem foi alvo de psicopata ou pedófilo enfrentará muitos anos de tratamento mental ou dificilmente sairá bem dessa história.


  • Seu grande prazer : destruir a vida dos filhos, deixar traumas para a vida toda, serão as suas marcas na vida das pessoas.
  • Outra grande tesão do psicopata: perceber que a sua vítima  acaba  em algum momento por se apiedar dele e ver nos olhos dela essa expressão, esse é  um dos maiores tesões do psicopata(sic).


  • Convivência
  • Dificílima para quem não tem traços psicopáticos, tem afeto e não se identifica com esse padrão de comportamento.Eles tem baixíssima tolerância à frustração mas não são tolos, eles só se rebelam diante dos que podem ser submissos à eles, e para isso, ou a pessoa está em grande desvantagem, no caso, crianças, ou há dependência financeira, ou casamento, interesses envolvidos.
  • Porém muitas vezes parecem ser completos ingênuos porque não tem noção de futuro, deixando rastros infantis que uma pessoa com um mínimo de inteligência poderá revelar SE NÃO tiver medo dele ou ficar submissa mentalmente à sua tétrica influência

O lado "caridoso"
  • Há uma preocupação em todo psicopata com a sua IMAGEM PÚBLICA e é por esse motivo que ele mantém suas vítimas sempre muito submissas e com esse caráter de violência doméstica ou a violência é praticada fora mas dificilmente se encontra quem a praticou, por que?
  • Eles, os psicopatas, para a sociedade exercem sempre alguma função de aparente caridade, nem emprestam dinheiro, dão mesmo para ajudar pessoas que necessitem, fazem a linha "sou do bem", cheios de moral, são árduos defensores da moral, a maioria é muito machista , e pobre da mulher que cair no conto de um homem desses, ou ...no fascínio  que ele exerce ou um dia exerceu.
  • Tem uma sexualidade pronunciada (alta taxa de testosterona no corpo), em geral se são homens   atrai muitas mulheres, mais do que o normal, elas se sentem fascinadas pela onipotência do psicopata.

Hipóteses  genealógicas (de onde vem essa patologia)
Para a Psicanálise:  a psicopatia é um bloqueio que não permite mais à pessoa  ter contato com a área dos sentimentos, isso normalmente acontece bem cedo na vida do indivíduo, sempre na infância, onde falando a grosso modo ele "entendeu que para sofrer menos não deveria sentir", tudo isso entre aspas porque esse entendimento ele não passa pela consciência de modo linear é um mecanismo de sobrevivência do nosso campo mental, se a estrutura toda é posta em risco por ataque violento de alguém (em geral um dos pais ou irmãos, os responsáveis pela criança, pode ser também instituição), ou em geral por conviver com pessoas altamente ameaçadoras e agressivas.
Outra hipótese é a INEXISTENCIA DO SUPEREGO no psicopata não existe a instância moral a lei interna e externa, ele não tem isso, na estrutura psíquica, que em geral se forma na infância.

Para a Psicologia:  o psicopata é fruto de seu ambiente, daí seria do ambiente da mais tenra infância, a psicologia fecha com a hipótese da psicanálise de defesa e bloqueio de contato com o sentir, mas eu colocarei aqui mais adiante um artigo que explica dentre as muitas linhas da Psicologia uma visão que eu gosto e me apraz que junta a questão ambiental mais um quê genético, uma mescla das duas, que quando se juntam numa pessoa muitas vezes numa situação DESENCADEADA por algo no ambiente da criança se faz o psicopata.

Para a Biopsicologia: É um mix de psicologia com biologia, uma tendência da atualidade e das próximas décadas a união dos fatores: ambientais (psi), culturais(antropo) e biológicos(bio).Gosto muito dessa leitura que atribui a ser psicopata uma ALTA TAXA DE HORMÔNIO TESTOSTERONA, o hormônio masculino no corpo seja de homem ou mulher. Para a Biopsicologia o psicopata em geral é o líder de um grupo e isso existe desde a época dos primatas o macaco mais poderoso do bando e PONTO, nada a se discutir.



Para a Medicina: a psicopatia teria um caráter GENÉTICO, predominantemente. Associam a psicopatia a questão cerebral. 


Possibilidades de tratamento ou cura

ALERTA: Nada de chegar no psicopata da sua família (ele ou ela) e tratar do assunto diretamente: eu tava lendo sobre psicopatia e tal achei parecido com você, não never. Procure auxílio profissional antes de qualquer coisa!
As possibilidades de cura são remotas, mas isso parece
fascinar ainda mais muita gente, as mulheres em geral se casam achando "um dia vai mudar" mas a verdade verdadeira é que isso não muda. Dos tratamentos existentes os mais indicados costumam ser na área da psicologia, a terapia cognitiva-comportamental que usa de tarefas de casa e exercícios sérios, mas deve-se contar com a vontade da pessoa em mudar e aí é que está: os psicopatas não se sentem doentes ou tendo que mudar, quem pede isso muitas vezes é a sociedade.
Porém há uma questão complicada> eles têm perfil interessante para muitas empresas, instituições, daí se conclue se estão no planeta  Terra é porque aqui ainda exercem alguma função (?).
Como é algo comportamental não há medicação que possa conter esses impulsos de destruir o outro, é realmente um GRANDE DESAFIO à todos/as...

Agora eu gostaria de compartilhar com vocês um trecho de um filme que eu ví na madrugada de sábado e depois o texto de um psicólogo canadense que estudou a vida inteira o comportamento psicopático, uma verdadeira autoridade no assunto.

Vídeo com uma música que para mim fala muito do processo que faz a psicopatia acontecer numa pessoa (bem cedo na vida, lógico)



    Filme na FOX
    Eu ligo a tv era 3 da manhã e tava no canal FOX, madrugada desse sábado, dia 20/11/2010, vejo a seguinte cena de um filme que nem sei o nome com o ator John Lithgow aliás muito bem na encenação (merecia um Oscar ele foi exatamente como um psicopata)

     o ator John lithgow

    Uma família de classe média norte-americana sentada numa mesa para almoçar o pai, interpretado pelo ator John Lithgow na cabeçeira da mesa, a mãe na outra, e os filhos (eu suponho) dispostos nos outros lugares da mesa, os filhos eram uma menina pré-adolescente por volta de 12 anos, e dois ou três rapazes, um por volta de 21 anos e outro mais velho, além de um outro possivelmente filho (não sei dizer porque peguei o filme nessa hora).

    É o momento do agradecimento antes de almoçar, e cada um tem o seu: "obrigada por isso por aquilo e tal" todos faziam os seus agradecimentos em voz alta, até que um dos filhos o que estava ao lado esquerdo do pai, fala que não agradece pelo pai, o pai pergunta: "o que vc disse? o que você está dizendo?", o filho repete , pondo em  cheque a autoridade do pai que é um fiasco, começa a falar alto, enfrenta o pai, indo até a sala (uma continuação da copa aberta) onde há uma parede com um espelho, e vários certificados e diplomas espalhados pela mesma parede organizadamente, esse filho quebra esse espelho, e vai jogando os quadros de certificados e tal no chão, gritando e praguejando contra o pai (que a essa altura já tinha xingado a mãe deles), enfim esse moço dá um escândalo.
    O pai (interpretado como eu já disse pelo John Lithgow) cai matando em cima do filho, pegando pelo pescoço com uma tentativa de esganamento sem nenhum controle ou medida (ele certamente iria matar esse filho naquele momento) quando, o outro filho imediatamente tira a cinta da calça e num reflexo muito rápido tasca essa cinta no pescoço do pai puxando com a maiorr força arrastando o homem pela cinta no pescoço até a cozinha, onde ele (o filho) pega rapidamente uma faca enorme e está pronto a matar o pai, quando o que acontece?


    O que vocês acham que acontece nesse drama violento?


    A mãe (na vida real a partner perfeita para um psicopata é uma histérica) entra na cozinha e vendo que seu filho está prestes a matar o pai ela grita: não! pára.


    Na mesma cena o pai se mostra assustado, aterrorizado (afinal ele jamais esperava que um dos filhos pudesse afrontá-lo daquela maneira).

    Cena dois: esse filho sai de casa e daí...ahhnnn eu desliguei a televisão.

    Aaaaiiii e por isso eu não sei o nome do filme.


    Pessoalzinho essa cena exemplifica de maneira MAGISTRAL o que é a convivência com um pai, tio qualquer pessoa, psicopata na família.

    Eu tenho uma coisa a dizer a melhor coisa é se afastar para se proteger e procurar AUXÍLIO PROFISSIONAL  EM PSICOLOGIA. 


    Há literatura sobre, eu tenho algumas referências legais que irei colocar aqui no próximo post onde falarei sobre misoginia e perversão, por hoje vai o artigo e chega (já é muito conteúdo). Sintam-se à vontade para me complementar nos comments.


    Bye Bye, 
    Dani


    ARTIGO DA REVISTA VEJA DE MARÇO DE 2009, gostei da visão dele, psicólogo canadense ROBERT HARE,  compartilho com vocês:

    http://arquivoetc.blogspot.com/2009/03/veja-entrevista-robert-hare.html?spref=bl


      Domingo, Março 29, 2009


      VEJA Entrevista Robert Hare


      Psicopatas no divã
      O psicólogo canadense, criador de uma escala usada
      para medir os graus de psicopatia, explica por que uma
      pessoa aparentemente normal pode fazer as piores
      coisas sem sentir remorso

      Laura Diniz

      Montagem sobre fotos divulgação e Album-Latin Stock
      "O psicopata é como o gato, que não pensa no que o rato sente. Ele só pensa em comida. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato"
      O trabalho do psicólogo canadense Robert Hare, de 74 anos, confunde-se com quase tudo o que a ciência descobriu sobre os psicopatas nas últimas duas décadas. Foi ele quem, em 1991, identificou os critérios hoje universalmente aceitos para diagnosticar os portadores desse transtorno de personalidade. Hare começou a aproximar-se do tema ainda recém-formado, quando, trabalhando com detentos de uma prisão de segurança máxima nas proximidades de Vancouver, ficou intrigado com uma questão: "Eu queria entender o motivo pelo qual, em alguns seres humanos, a punição não tem efeito algum". A curiosidade levou-o até os labirintos da psicopatia – doença para a qual, até hoje, não se vislumbra cura. "O que tentamos agora é reduzir os danos que ela causa, aos seus portadores e aos que os cercam."
      Um psicopata nasce psicopata?
      Ninguém nasce psicopata. Nasce com tendências para a psicopatia. A psicopatia não é uma categoria descritiva, como ser homem ou mulher, estar vivo ou morto. É uma medida, como altura ou peso, que varia para mais ou para menos.

      O senhor é o criador da escala usada mundialmente para medir a psicopatia. Quais são as características que aproximam uma pessoa do número 40, o grau máximo que sua escala estabelece?
      As principais são ausência de sentimentos morais – como remorso ou gratidão –, extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação. Mas a escala não serve apenas para medir graus de psicopatia. Serve para avaliar a personalidade da pessoa. Quanto mais alta a pontuação, mais problemática ela pode ser. Por isso, é usada em pesquisas clínicas e forenses para avaliar o risco que um determinado indivíduo representa para a sociedade.

      "Não há como dizer se uma criança se tornará um adulto psicopata. Mas, se ela age de modo cruel com outras crianças e animais, mente olhando nos olhos e não tem remorso, isso sinaliza um comportamento problemático no futuro"
      Todo psicopata comete maldades?
      Não necessariamente com o intuito de cometer a maldade. Os psicopatas apresentam comportamentos que podem ser classificados de perversos, mas que, na maioria dos casos, têm por finalidade apenas tornar as coisas mais fáceis para eles – e não importa se isso vai causar prejuízo ou tristeza a alguém. Mas há os psicopatas do tipo sádico, que são os mais perigosos. Eles não somente buscam a própria satisfação como querem prejudicar outras pessoas, sentem felicidade com a dor alheia.

      Até que ponto a associação entre a figura do psicopata e a do serial killer é legítima?
      A estimativa é que cerca de 1% da população mundial preencheria os critérios para o diagnóstico de psicopatia. Nos Estados Unidos, haveria, então, cerca de 3 milhões de psicopatas. Se o número de serial killers em atividade naquele país for, como se acredita, de aproximadamente cinquenta, isso significa que a participação desses criminosos no universo de psicopatas é muito pequena. Por outro lado, segundo um estudo do psiquiatra americano Michael Stone, cerca de 90% dos serial killers seriam psicopatas.

      Em que medida o ambiente influencia na constituição de uma personalidade psicopata?
      Na década de 20, John B. Watson, um estudioso de psicologia comportamental, dizia que, ao nascer, nós somos como páginas em branco: o ambiente determina tudo. Na sequência, entrou em voga o termo sociopata, a sugerir que a patologia do indivíduo era fruto do ambiente – ou seja, das suas condições sociais, econômicas, psicológicas e físicas. Isso incluía o tratamento que ele recebeu dos pais, como foi educado, com que tipo de amigos cresceu, se foi bem alimentado ou se teve problemas de nutrição. Os adeptos dessa corrente defendiam a tese de que bastava injetar dinheiro em programas sociais, dar comida e trabalho às pessoas, para que os problemas psicológicos e criminais se resolvessem. Hoje sabemos que, ainda que vivêssemos uma utopia social, haveria psicopatas.

      "Um psicopata ama alguém da mesma form
      "Um psicopata ama alguém da mesma forma como eu, digamos, amo meu carro — e não da forma como eu amo minha mulher. Usa o termo amor, mas não o sente da maneira como nós entendemos. Em geral, é um sentimento de posse, de propriedade"
      a como eu, digamos, amo meu carro — e não da forma como eu amo minha mulher. Usa o termo amor, mas não o sente da maneira como nós entendemos. Em geral, é um sentimento de posse, de propriedade"
      Como se chegou a essa conclusão?
      Na década de 60, vários estudiosos, inclusive eu, começaram a pesquisar a reação de um grupo de psicopatas a situações que, em pessoas normais, produziriam efeitos sobre o sistema nervoso autônomo. Quando se está na expectativa da ocorrência de algo desagradável, a preocupação do indivíduo transparece por meio de tremores, transpiração e aceleração cardíaca. Os psicopatas estudados, mesmo quando confrontados com situações de tensão, não exibiam esses sintomas. Isso reforçou a conclusão de que existem diferenças cerebrais entre psicopatas e não psicopatas. Pouco a pouco, essas diferenças vêm sendo mapeadas.

      É possível observar sinais que indiquem que uma criança pode se tornar um adulto psicopata?
      Não há nada que indique que uma criança forçosamente se transformará num psicopata, mas é possível notar que algo pode não estar funcionando bem. Se a criança apresenta comportamentos cruéis em relação a outras crianças e animais, é hábil em mentir olhando nos olhos do interlocutor, mostra ausência de remorso e de gratidão e falta de empatia de maneira geral, isso sinaliza um comportamento problemático no futuro.

      Os pais podem interferir nesse processo?
      Sim, para o bem e para o mal, mas nunca de forma determinante. O ambiente tem um grande peso, mas não mais do que a genética. Na verdade, ambos atuam em conjunto. Os pais podem colaborar para o desenvolvimento da psicopatia tratando mal os filhos. Mas uma boa educação está longe de ser uma garantia de que o problema não aparecerá lá na frente, visto que os traços de personalidade podem ser atenuados, mas não apagados. O que um ambiente com influências positivas proporciona é um melhor gerenciamento dos riscos.

      Os psicopatas têm consciência de que são diferentes?
      A consciência, o processo de avaliar se algo deve ser feito ou não, envolve não somente o conhecimento intelectual, mas também o aspecto emocional. Do ponto de vista intelectual, o psicopata pode até saber que determinada conduta é condenável, mas, em seu âmago, ele não percebe quão errado é quebrar aquela regra. Ele também entende que os outros podem pensar que ele é diferente e que isso é um problema, mas não se importa. O psicopata faz o que deseja, sem que isso passe por um filtro emocional. É como o gato, que não pensa no que o rato sente – se o rato tem família, se vai sofrer. Ele só pensa em comida. Gatos e ratos nunca vão entender um ao outro. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato.

      É muito difícil identificar um psicopata no dia a dia?
      Superficialmente, um psicopata pode parecer um sujeito normal. Mas, ao conhecê-lo melhor, as pessoas notarão que ele é um indivíduo problemático em diversos aspectos da vida. Ele pode ignorar os filhos, mentir sistematicamente ou apresentar grande capacidade de manipulação. Se é flagrado fazendo algo errado, por exemplo, tenta convencer todo mundo de que está sendo mal interpretado.

      Um psicopata não sente amor?
      Acredito que sim, mas da mesma forma como eu, digamos, amo meu carro – e não da forma como eu amo minha mulher. Usa o termo amor, mas não o sente da maneira como nós entendemos. Em geral, é traduzido por um sentimento de posse, de propriedade. Se você perguntar a um psicopata por que ele ama certa mulher, ele lhe dará respostas muito concretas, tais como "porque ela é bonita", "porque o sexo é ótimo" ou "porque ela está sempre lá quando preciso". As emoções estão para o psicopata assim como o vermelho está para o daltônico. Ele simplesmente não consegue vivenciá-las.

      Que figuras históricas podem ser consideradas psicopatas?
      É difícil dizer, porque seu comportamento é mediado por relatos de terceiros, e não por um diagnóstico psiquiátrico. Mas o ditador da ex-União Soviética Josef Stalin, por exemplo, era de tal forma impiedoso que talvez possa ser considerado psicopata. O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein é outro exemplo. Eu ficaria muito surpreso se ele não preenchesse todos os critérios para a psicopatia. Aliás, Saddam tinha um filho claramente psicopata (Udai Hussein, morto em 2003), dirigente de um time de futebol. Quando o time perdia, ele torturava os jogadores – ou seja, era sádico também. Já o líder nazista Adolf Hitler é um caso mais complexo. Ele provavelmente não era só psicopata.

      A psicopatia é incurável?
      Por meio das terapias tradicionais, sim. Pegue-se o modelo-padrão de atendimento psicológico nas prisões. Ele simplesmente não tem nenhum efeito sobre os psicopatas. Nesse modelo, tenta-se mudar a forma como os pacientes pensam e agem estimulando-os a colocar-se no lugar de suas vítimas. Para os psicopatas, isso é perda de tempo. Ele não leva em conta a dor da vítima, mas o prazer que sentiu com o crime. Outro tratamento que não funciona para criminosos psicopatas é o cognitivo – aquele em que psicólogo e paciente falam sobre o que deixa o criminoso com raiva, por exemplo, a fim de descobrir o ciclo que leva ao surgimento desse sentimento e, assim, evitá-lo. Esse procedimento não se aplica aos psicopatas porque eles não conseguem ver nada de errado em seu próprio comportamento.

      No Brasil, os psicopatas costumam ser considerados semi-imputáveis pela Justiça. Os magistrados entendem que eles até podem ter consciência do caráter ilícito do que cometeram, mas não conseguem evitar a conduta que os levou a praticar o crime. Assim, se condenados, vão para a cadeia, mas têm a pena diminuída. O senhor acha que, do ponto de vista jurídico, os psicopatas são totalmente responsáveis por seus atos?
      Eu diria que a resposta é sim. Mas há divergências a respeito e existem muitas investigações em andamento para determinar até que ponto vai a responsabilidade deles em certas situações. Uma corrente de pensamento afirma que o psicopata não entende as consequências de seus atos. O argumento é que, quando tomamos uma decisão, fazemos ponderações intelectuais e emocionais para decidir. O psicopata decide apenas intelectualmente, porque não experimenta as emoções morais. A outra corrente diz que, da perspectiva jurídica, ele entende e sabe que a sociedade considera errada aquela conduta, mas decide fazer mesmo assim. Então, como ele faz uma escolha, deve ser responsabilizado pelos crimes que porventura venha a cometer. Não há dados empíricos que deem apoio a um lado ou a outro. Ainda é uma questão de opinião. Acredito que esse ponto será motivo de discussão pelos próximos cinco ou dez anos, tanto por parte dos especialistas em distúrbios mentais quanto pelos profissionais de Justiça.

      O senhor está para publicar um estudo sobre um novo modelo de tratamento para psicopatas. Do que se trata?
      Trata-se de um modelo mais afeito à escola cognitiva, em que os pacientes são levados a compreender que até podem fazer algo que desejem, sem que isso seja ruim para os outros. Não vai mudá-los, mas talvez possa atenuar as consequências de suas ações. É um tratamento com ambições relativamente modestas – tem por objetivo a redução de danos.


      6 comentários:

      1. As vezes, para se escrever é necessário desenvoltura. Seu texto está desconexo e com alguns erros de português que comprometem o entendimento. Dê uma revisada, já que o seu comprometimento também é levar informação!

        ResponderExcluir
      2. Querido ou querida muito obrigada por vir aqui e deixar um comentário!

        Eu não sou redatora, sou psicóloga, e esse é um dos textos de maior sucesso do meu blog, o português está muito bom (de fácil compreensão, da lavradora até a administradora, qualquer mulher ou homem que vier aqui vai entender o sentido).

        Sua colocação foi pertinente, a informação é que na minha opinião não está conectada com o português ("feixe a porta", é o que estava na porta de um banheiro de um bar, todo mundo que via entendia que era para fechar a porta)... porém eu não sou redatora, sou uma pessoa que escreve um blog.
        Beijinhos,
        Daniela

        ResponderExcluir
      3. Querida, seus comentarios são preconceituosos ao extremo. Você relaciona inteligência a falta de afeto com frases simplistas do tipo:
        "são extremamente inteligentes pois não tem afeto"
        Instiga o ódio preconceituoso em "se você conhece alguém assim, que tira notas boas, o máximo, rendimento hiper legal, fica esperto!"
        Será que voce tem feito terapia, tem passado por alguma supervisão do seu comportamento?
        É lamentável que uma profissional de psicologia se manifeste desta forma.
        Além do mais, ao se colocar de forma arrogante com a frase "sou psicologa, e nao redatora" voce demonstra desprezo pela comunicacao humana que deve se dar em bom nivel. Se o seu trabalho é de psicologia voce precisa se comunicar de forma polida e correta. Saiba que um dos campeoes de concursos de redação é hoje estudante de engenharia no ITA...ah mas cuidado ele deve ser um psicopata pois segundo você as pessoas inteligentes sao assim, frias e desprovidas de sentimento. O cara legal é o sujeito que tira notas mediocres.
        Lamentável!!!!!!!

        ResponderExcluir
      4. Anônimo:
        Se a sua compreensão do texto passa por esse reducionismo (toda pessoa inteligente é psicopata), eu começo a desconfiar que você deve se sentir identificado com eles talvez por ter traços psicopáticos, ou seria um deles? Veja o meu texto é de caráter preventivo, a sociedade está cheia de psicopatas - em todas as áreas - , que causam danos à pessoas.
        O objetivo é informar, prevenir e ter atitude diante do quadro ou constatação, apenas isso. Nem toda pessoa mega inteligente é psicopata, isso é lógico! Mas ser super inteligente é um traço constante em quem é psicopata. Tá legal?
        Eu sempre oriento as pessoas a procurarem ajuda profissional para um PSICODIAGNÓSTICO que deve ser feito por psicógos/as (atrevés de teste e/ou entrevistas), é o mais abrangente e correto.
        Beijinhos, Dani

        ResponderExcluir
      5. Adorei seu Blog(beijinhos). Acho que sou Mega inteligente(Aliás,do que não me orgulho nem um pouco, me causou mais problemas do que soluções...).
        Não sou psicopata, mas conheço uma pessoa que é, , infelizmente está bem próximo de mim....

        Não acho que as criticas feitas a você, procedam.
        Entendi com clareza suas explicações,por vezes sintéticas.........pois me pareceu ser essa a ideia do Blog
        Bem.....agora apenas uma curiosidade . Qual foi o ano, mês e dia em que este aluno do IME ,ou ITA
        Ganhou tal nota em redação?
        Pergunto isto, porque como ex aluna do Colégio Pentágono, onde haviam turmas especiais para esses cursos, pude ter acesso a redações deles,pois como sempre tirava "A" nas minhas redações, e muitas vezes era a única de minha sala a tirar tal nota.O professor conversava muito comigo , e por vezes partilhava os absurdos que estes alunos escreviam. Mas o que era mais extremo, era a falta de criatividade.
        Na redação cujo tema era : "A família" Dos 50 alunos, 48 iniciaram as suas respectivas redações com: "Família, Célula Máter da Sociedade......Impressionante..............rsr

        ResponderExcluir
      6. Anônima obrigadíssima pela sua participação, sinto-me honrada com a sua presença aqui no Nosso Blog, tá legal? Beijinhos, Dani

        ResponderExcluir

      Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.